1 No primeiroano de Belsazar, rei de Babilônia, teveDaniel um sonho e visões da suacabeça, estando na suacama; então, escreveu o sonho e relatou a somadascoisas.
4 O primeiroeracomo um leão e tinhaasas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhearrancadas as asas, elefoilevantado da terra e posto em doispéscomo um homem, e foi-lhedado um coração de homem.
5Eisoutroanimal, o segundo, semelhante a um urso, que se levantousobre um dosseuslados e tinhatrêscostelas na boca; e diziam-lheassim: Levanta-te, devoramuitacarne.
6Depoisdisso, estava eu olhando, e eisoutro, semelhante a um leopardo, quetinhanascostasquatroasas de ave; tinha o animaltambémquatrocabeças, e foi-lhedadodomínio.
7Depoisdisso, vi nasvisõesnoturnas, e eis um quartoanimal, terrível, e espantoso, e sobremaneiraforte; tinhagrandesdentes de ferro; devorava, e fazia em pedaços, e pisavaaospés o quesobejava; eradiferente de todos os animaisque o precediam e tinhadezchifres.
8 Eu considerava os chifres, e eisqueentreelessubiaoutrochifre, pequenino, diante do qualtrêsdosprimeiroschifresforamarrancados; e eisquenessechifrehaviaolhoscomoolhos de homem e umabocaquefalavagrandescoisas.
9 Eu estavaolhandoatéqueforampostosunstronos, e um queeraAntigo de dias se assentou; o seuvestidoerabrancocomo a neve, e os cabelos da suacabeça, comopura lã; o seutronoeramchamas de fogo, e as rodas, do mesmofogoardente.
10 De diantedele, manava e saía um rio de fogo; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríadesassistiamdiantedele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.
11 Eu estavaolhandonessetempo, porcausa da vozdasgrandespalavrasquefalava o chifre. Eu estavaolhandoatéquefoimorto o animal e destruído o seucorpo; e elefoientregueparaserqueimadopelofogo.
14Foi-lhedadodomínio, e glória, e um reino, paraquetodos os povos, nações e línguas o servissem; o seudomínio é um domíniosempiterno, quenãopassará, e o seureinotal, quenãoserádestruído.
16Cheguei-me a um doscircunstantes e perguntei-lhe a verdade a respeito de tudoisso. Assim, ele me disse e fez-me saber a interpretaçãodascoisas:17Estesgrandesanimais, quesãoquatro, sãoquatroreisque se levantarão da terra.
19Então, tivedesejo de saber a verdade a respeito do quartoanimal, queeradiferente de todoseles, sobremaneiraterrível, cujosdenteseram de ferro, e as suasunhas, de cobre, quedevorava, fazia em pedaços e pisavaaospés o quesobejava;20 a respeitodosdezchifresqueeletinha na cabeça e a respeito do outrochifrequesubiu e diante do qualcaíramtrês, a saber, daquelechifrequetinhaolhos, e umabocaquefalavagrandescoisas, e pareceusermaisrobusto do que os seuscompanheiros.
21 Eu estavaolhando, e o mesmochifrefaziaguerracontra os santos e prevaleciacontraeles,22atéqueveio o Antigo de dias, e o juízofoidadoaossantos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santospossuíram o reino.
23Eledisseassim: O quartoanimalserá o quartoreino na terra, o qualserádiferente de todos os reinos, e devorarátoda a terra, e a pisaráaospés, e a fará em pedaços.
25Elefalarápalavrascontra o Altíssimo e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei, e os santoslheserãoentreguesnasmãosaté um tempo e tempos e metadedumtempo.
27 O reino, e o domínio, e a grandezadosreinosdebaixo de todo o céuserãodados ao povodossantos do Altíssimo; essereino é um reinosempiterno, e todos os domínios o servirão e lheobedecerão.
28Aqui é o fim do assunto. Quanto a mim, Daniel, muito me perturbaram os meuspensamentos, e o meusemblante se me mudou; masguardei o assunto no meucoração.
Nenhum comentário ainda.