1 NO primeiroano de Belsazar, rei de Babilônia, teveDaniel um sonho e visões da suacabeçaquandoestava na suacama; escreveulogo o sonho, e relatou a sumadascoisas.
4 O primeiroeracomoleão, e tinhaasas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhearrancadas as asas, e foilevantado da terra, e posto em pé como um homem, e foi-lhedado um coração de homem.
5Continueiolhando, e eisaqui o segundoanimal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na bocatrêscostelasentre os seusdentes; e foi-lheditoassim: Levanta-te, devoramuitacarne.
6Depoisdisto, eu continueiolhando, e eisaquioutro, semelhante a um leopardo, e tinhaquatroasas de avenassuascostas; tinhatambémesteanimalquatrocabeças, e foi-lhedadodomínio.
7Depoisdisto eu continueiolhandonasvisões da noite, e eisaqui o quartoanimal, terrível e espantoso, e muitoforte, o qualtinhadentesgrandes de ferro; eledevorava e fazia em pedaços, e pisavaaospés o quesobejava; eradiferente de todos os animaisqueapareceramantesdele, e tinhadezchifres.
8Estando eu a considerar os chifres, eisque, entreelessubiuoutrochifrepequeno, diante do qualtrêsdosprimeiroschifresforamarrancados; e eisquenestechifrehaviaolhos, como os de homem, e umabocaquefalavagrandescoisas.
9 Eu continueiolhando, atéqueforampostosunstronos, e um ancião de dias se assentou; a suavesteerabrancacomo a neve, e o cabelo da suacabeçacomo a pura lã; e seutronoera de chamas de fogo, e as suasrodas de fogoardente.
10 Um rio de fogomanava e saía de diantedele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhõesassistiamdiantedele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.
11Entãoestiveolhando, porcausa da vozdasgrandespalavrasque o chifreproferia; estiveolhandoatéque o animalfoimorto, e o seucorpodesfeito, e entregueparaserqueimadopelofogo;12 E, quantoaosoutrosanimais, foi-lhestirado o domínio; todaviafoi-lhesprolongada a vidaatécertoespaço de tempo.
13 Eu estavaolhandonasminhasvisões da noite, e eisquevinhanasnuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeramchegaratéele.
14 E foi-lhedado o domínio, e a honra, e o reino, paraquetodos os povos, nações e línguas o servissem; o seudomínio é um domínioeterno, quenãopassará, e o seureinotal, quenãoserádestruído.
19Entãotivedesejo de conhecer a verdade a respeito do quartoanimal, queeradiferente de todos os outros, muitoterrível, cujosdenteseram de ferro e as suasunhas de bronze; quedevorava, fazia em pedaços e pisavaaospés o quesobrava;20 E também a respeitodosdezchifresquetinha na cabeça, e do outroquesubiu, e diante do qualcaíramtrês, isto é, daquelequetinhaolhos, e umabocaquefalavagrandescoisas, e cujoparecereramaisrobusto do que o dosseuscompanheiros.
23Disseassim: O quartoanimalserá o quartoreino na terra, o qualserádiferente de todos os reinos; e devorarátoda a terra, e a pisaráaospés, e a fará em pedaços.
24 E, quantoaosdezchifres, daquelemesmoreino se levantarãodezreis; e depoisdeles se levantaráoutro, o qualserádiferentedosprimeiros, e abaterá a trêsreis.
25 E proferirápalavrascontra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e elesserãoentregues na suamão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.
27 E o reino, e o domínio, e a majestadedosreinosdebaixo de todo o céuserãodados ao povodossantos do Altíssimo; o seureinoserá um reinoeterno, e todos os domínios o servirão, e lheobedecerão.
28Aquiterminou o assunto. Quanto a mim, Daniel, os meuspensamentosmuito me perturbaram, e mudou-se em mim o meusemblante; masguardei o assunto no meucoração.
Nenhum comentário ainda.