5Mas se esseservoexpressamentedisser: Eu amo a meusenhor, a minhamulher e a meusfilhos, nãoquerosairforro;6entãoseusenhor o levaráperante os juízes, e o faráchegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seusenhorlhefurará a orelhacomumasovela; e ele o serviráparasempre.
8 Se elanãoagradar ao seusenhor, de modoquenão se desposecomela, entãoelepermitiráquesejaresgatada; vendê-la a um povoestrangeiro, não o poderáfazer, vistoterusado de doloparacomela.
18 Se doishomensbrigarem e um ferir ao outrocompedra ou com o punho, e estenãomorrer, mascair na cama,19 se eletornar a levantar-se e andarforasobre o seubordão, entãoaqueleque o feriuseráabsolvido; somentelhepagará o tempoperdido e faráqueelesejacompletamentecurado.
20 Se alguémferir a seuservo ou a suaservacompau, e estemorrerdebaixo da suamão, certamenteserácastigado;21mas se sobreviver um ou doisdias, nãoserácastigado; porque é dinheiroseu.
22 Se algunshomensbrigarem, e um ferirumamulhergrávida, e forcausa de queaborte, nãoresultando, porém, outrodano, estecertamenteserámultado, conforme o quelheimpuser o marido da mulher, e pagarásegundo o arbítriodosjuízes;23mas se resultardano, entãodarásvidaporvida,24olhoporolho, dentepordente, mãopormão, pé por pé,25queimaduraporqueimadura, feridaporferida, golpeporgolpe.
29Mas se o boidanteseraescorneador, e o seudono, tendosidodissoadvertido, não o guardou, o boi, matandohomem ou mulher, seráapedrejado, e também o seudonoserámorto.
30 Se lheforimpostoresgate, entãodarácomoredenção da suavidatudoquantolheforimposto;31quertenha o boiescorneado a um filho, quer a umafilha, segundoestejulgamentolheseráfeito.
33 Se alguémdescobrirumacova, ou se alguémcavarumacova e não a cobrir, e nelacair um boi ou um jumento,34 o dono da covadaráindenização; pagá-la-á em dinheiro ao dono do animalmorto, masesteseráseu.
35 Se o boi de alguémferir de morte o boi do seupróximo, entãoelesvenderão o boivivo e repartirãoentre si o dinheiro da venda, e o mortotambémdividirãoentre si.
Nenhum comentário ainda.