5Mas se aqueleservoexpressamentedisser: Eu amo a meusenhor, e a minhamulher, e a meusfilhos; nãoquerosairlivre,6EntãoseuSENHOR o levaráaosjuízes, e o faráchegar à porta, ou ao umbral da porta, e seusenhorlhefurará a orelhacomumasovela; e ele o serviráparasempre.
18 E se doishomenspelejarem, ferindo-se um ao outrocompedra ou com o punho, e estenãomorrer, mascair na cama,19 Se eletornar a levantar-se e andarfora, sobre o seubordão, entãoaqueleque o feriuseráabsolvido; somentelhepagará o tempoqueperdera e o farácurartotalmente.
20 Se alguémferir a seuservo, ou a suaserva, compau, e morrerdebaixo da suamão, certamenteserácastigado;21Porém se sobreviverpor um ou doisdias, nãoserácastigado, porque é dinheiroseu.
22 Se algunshomenspelejarem, e um ferirumamulhergrávida, e forcausa de queaborte, porémnãohavendooutrodano, certamenteserámultado, conforme o quelheimpuser o marido da mulher, e julgarem os juízes.
23Mas se houvermorte, entãodarásvidaporvida,24Olhoporolho, dentepordente, mãopormão, pé por pé,25Queimaduraporqueimadura, feridaporferida, golpeporgolpe.
29Mas se o boidanteseraescorneador, e o seudonofoiconhecedordisso, e não o guardou, matandohomem ou mulher, o boiseráapedrejado, e também o seudonomorrerá.
30 Se lheforimpostoresgate, entãodaráporresgate da suavidatudoquantolheforimposto,31Quertenhaescorneado um filho, quertenhaescorneadoumafilha; conforme a esteestatutolheseráfeito.
33 Se alguémabrirumacova, ou se alguémcavarumacova, e não a cobrir, e nelacair um boi ou um jumento,34 O dono da cova o pagará; pagará em dinheiro ao seudono, mas o animalmortoseráseu.
35 Se o boi de alguémferir o boi do seupróximo, e morrer, então se venderá o boivivo, e o dinheirodele se repartiráigualmente, e tambémrepartirãoentre si o boimorto.
Nenhum comentário ainda.