2Subiporcausa de umarevelação e expus a eles o evangelhoquepregoentre os gentios, mas em particularaosquepareciam se destacar, paraque de algummodonãocorresse ou nãotivessecorridoinutilmente.
3MasnemmesmoTito, queestavacomigo, foiforçado a se circuncidar, emborafossegrego,4 e issoporcausadosfalsosirmãosquehaviam se intrometido e secretamentevieramespiar a liberdadequetemos em CristoJesus, paranosescravizar.
6 E aquelesquepareciamserimportantes, aindaque o tenhamsido no passado, issonão me importa, poisDeusnãoconsidera a aparênciahumana, esses, quepareciamserimportantes, nada me acrescentaram.
9 E quandoreconheceram a graçaque me haviasidodada, Tiago, Cefas e João, consideradoscolunas, estenderam a mãodireita da comunhão a mim e a Barnabé, paraquefôssemosaosgentios, e eles, à circuncisão.
12Porqueantes de chegaremalguns da parte de Tiago, eleestavacomendocom os gentios; mas, quandoeleschegaram, Cefasfoi se retirando e se separandodeles, portemer os queeram da circuncisão.
14Mas, quando vi quenãoagiamcorretamente, conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas na frente de todos: Se tu, sendojudeu, vivescomo os gentios, e nãocomo os judeus, porqueobrigas os gentios a vivercomojudeus?
15Nós, judeuspornatureza e nãopecadoresdentre os gentios,16sabemos, contudo, que o homemnão é justificadopelasobras da lei, maspela fé em JesusCristo. Nóstambémtemoscrido em CristoJesus, parasermosjustificadospela fé em Cristo e nãopelasobras da lei, poisninguémserájustificadopelasobras da lei.
19Pois, pelalei, eu morripara a lei, a fim de viverparaDeus. Já estoucrucificadocomCristo.
Versículo 19
Diego Vieira Dias
em 29/11/2025
A expressão "em mim" denota que o "eu" humano e egocêntrico é deslocado para dar lugar à vida de Cristo.
Um exemplo bíblico claro dessa transição é a vida do apóstolo Pedro. Durante três anos, Pedro andou com Jesus, viu milagres e até andou sobre as águas. Ele tinha fé, era um "crente". No entanto, Jesus profetizou uma mudança necessária:
"Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos." (Lc. 22:31-32)
Jesus indicou que a fé de Pedro o sustentava como crente, mas era necessário uma "conversão" — uma mudança de direção e amadurecimento — para que ele pudesse confirmar seus irmãos e atuar como uma testemunha, um verdadeiro cristão. O "crente" busca resultados e milagres; o "cristão" busca ser a própria evidência da transformação gerada pelo Evangelho.
20Portanto, nãosoumais eu quemvive, mas é Cristoquemvive em mim. E essavidaquevivoagora no corpo, vivopela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregoupormim.
Nenhum comentário ainda.