2 E subiporumarevelação, e lhesexpus o evangelho, quepregoentre os gentios, e particularmenteaosqueestavam em estima; paraque de maneiraalgumanãocorresse ou nãotivessecorrido em vão.
3MasnemaindaTito, queestavacomigo, sendogrego, foiconstrangido a circuncidar-se;4 E istoporcausadosfalsosirmãosque se intrometeram, e secretamenteentraram a espiar a nossaliberdade, quetemos em CristoJesus, paranosporem em servidão;5Aosquaisnemaindaporumahoracedemoscomsujeição, paraque a verdade do evangelhopermanecesseentrevós.
6 E, quantoàquelesquepareciamseralgumacoisa (quaistenhamsidonoutrotempo, não se me dá; Deusnãoaceita a aparência do homem), esses, digo, quepareciamseralgumacoisa, nada me comunicaram;7Antes, pelocontrário, quandoviramque o evangelho da incircuncisão me estavaconfiado, como a Pedro o da circuncisão8 (Porqueaquelequeoperoueficazmente em Pedropara o apostolado da circuncisão, esseoperoutambém em mimcomeficáciaparacom os gentios),9 E conhecendoTiago, Cefas e João, queeramconsideradoscomo as colunas, a graçaque me haviasidodada, deram-nos as destras, em comunhãocomigo e comBarnabé, paraquenósfôssemosaosgentios, e eles à circuncisão;10Recomendando-nossomentequenoslembrássemosdospobres, o quetambémprocureifazercomdiligência.
12Porque, antesquealgunstivessemchegado da parte de Tiago, comiacom os gentios; mas, depoisquechegaram, se foiretirando, e se apartoudeles, temendo os queeram da circuncisão.
14Mas, quando vi quenãoandavambem e direitamenteconforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendojudeu, vivescomo os gentios, e nãocomojudeu, porqueobrigas os gentios a viveremcomojudeus?
16Sabendoque o homemnão é justificadopelasobras da lei, maspela fé em JesusCristo, temostambémcrido em JesusCristo, parasermosjustificadospela fé em Cristo, e nãopelasobras da lei; porquantopelasobras da leinenhumacarneserájustificada.
19Porque eu, pelalei, estoumortopara a lei, paraviverparaDeus.
Versículo 19
Diego Vieira Dias
em 29/11/2025
A expressão "em mim" denota que o "eu" humano e egocêntrico é deslocado para dar lugar à vida de Cristo.
Um exemplo bíblico claro dessa transição é a vida do apóstolo Pedro. Durante três anos, Pedro andou com Jesus, viu milagres e até andou sobre as águas. Ele tinha fé, era um "crente". No entanto, Jesus profetizou uma mudança necessária:
"Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos." (Lc. 22:31-32)
Jesus indicou que a fé de Pedro o sustentava como crente, mas era necessário uma "conversão" — uma mudança de direção e amadurecimento — para que ele pudesse confirmar seus irmãos e atuar como uma testemunha, um verdadeiro cristão. O "crente" busca resultados e milagres; o "cristão" busca ser a própria evidência da transformação gerada pelo Evangelho.
20 Já estoucrucificadocomCristo; e vivo, nãomais eu, masCristovive em mim; e a vidaqueagoravivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmopormim.
Nenhum comentário ainda.