3Levantando-se no seulugar, leram no Livro da Lei do SENHOR, seuDeus, duranteumaquartaparte do dia; e duranteoutraquartaparte do diafizeramconfissão e adoraram o SENHOR, seuDeus.
5 Os levitasJesua, Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaíasdisseram: — Levantem-se e bendigam o SENHOR, seuDeus, de eternidade a eternidade. Então se disse: — Benditoseja o teunomeglorioso, queultrapassatodobendizer e louvor.
6 Só tu és o SENHOR! Fizeste o céu, o céudoscéus e todo o seuexército, a terra e tudo o quenela há, os mares e tudo o que há neles. Tu conservas a todoscomvida, e o exércitodoscéus te adora.
8Achaste o seucoraçãofieldiante de ti e comelefizestealiança, paradares à descendênciadele a terradoscananeus, dosheteus, dosamorreus, dosferezeus, dosjebuseus e dosgirgaseus; e cumpriste as tuaspromessas, porque és justo.
10Fizestesinais e maravilhascontraFaraó e seusservos e contratodo o povo da suaterra, porquesoubesteque os trataramcomarrogância; e assimadquiriste a famaquetensaté o dia de hoje.
15Quandoestavamcomfomelhesdestepãodoscéus, e quandoestavamcomsedefizestebrotarágua da rocha; e lhesdissestequeentrassemparatomarposse da terraque, comjuramento, prometestedar a eles.
17Recusaramouvir-te e não se lembraramdastuasmaravilhas, quefizeste no meiodeles. Foramteimosos e na suarebeliãoescolheram um chefe, com o propósito de voltarempara a suaservidão no Egito. Porém tu, ó Deusperdoador, bondoso e compassivo, tardio em irar-te e grande em bondade, tu não os abandonaste,18nemmesmoquandofizerampara si um bezerro de metalfundido e disseram: “Este é o seudeus, que o tirou do Egito”; e cometeramgrandesblasfêmias.
19 — Mas tu, pelamultidãodastuasmisericórdias, não os abandonaste no deserto. A coluna de nuvemnunca se afastoudelesdurante o dia, para os guiarpelocaminho, nem a coluna de fogodurante a noite, parailuminar o caminhoporondedeviamseguir.
22 — Tambémlhesdestereinos e povos, cujasterrasrepartisteentreeles. Assim, conquistaram a terra de Seom, rei de Hesbom, e a terra de Ogue, rei de Basã.
24 Os filhosdelesentraram e tomaramposse da terra. Subjugastediantedeles os moradores da terra, os cananeus, e os entregastenasmãosdeles, com os reis e os povos da terra, parafazeremcomeles o quebemquisessem.
25Conquistaramcidadesfortificadas e terrafértil; tomaramposse de casascheias de todotipo de coisasboas, cisternascavadas, vinhas e olivais e árvoresfrutíferas em abundância. Comeram, se fartaram, engordaram e viveram em delícias, pelatuagrandebondade.
26 — Aindaassimforamdesobedientes e se revoltaramcontra ti; viraram as costas à tuaLei e mataram os teusprofetas, quetestemunhavamcontraeles, para os fazeremvoltar a ti; e cometeramgrandesblasfêmias.
27Porisso tu os entregastenasmãosdosseusinimigos, que os oprimiram. Mas no tempo da suaangústia, clamaram a ti e doscéus tu os ouviste; e, segundo a tuagrandemisericórdia, lhesdestelibertadoresque os salvaramdasmãosdosque os oprimiam.
28Porém, quando se viam em descanso, tornavam a fazer o maldiante de ti, e tu os abandonavasnasmãosdosseusinimigos, paraquedominassemsobreeles. Mas, quando se converteram e clamaram a ti, tu os ouvistedoscéus e, segundo a tuamisericórdia, os livrastemuitasvezes.
29Testemunhastecontraeles, paraquevoltassem à tualei. Porémeles se mostraramarrogantes e nãoderamouvidosaosteusmandamentos. Pecaramcontra os teusjuízos, pelosquaisaqueleque os cumprirviverá. Em suarebeldiavoltaram as costas, foramteimosos e nãoquiseramouvir.
30 No entanto, tu os aturastedurantemuitosanos e testemunhastecontraelespeloteuEspírito, pormeiodosteusprofetas. Porémelesnãoquiseramouvir e porisso os entregastenasmãosdospovos de outrasterras.
32 — Agora, pois, ó Deusnosso, ó Deusgrande, poderoso e temível, queguardas a aliança e a misericórdia, nãomenosprezestoda a afliçãoquenossobreveio, a nós, aosnossosreis, aosnossospríncipes, aosnossossacerdotes, aosnossosprofetas, aosnossospais e a todo o teupovo, desde os diasdosreis da Assíriaaté o dia de hoje.
34 Os nossosreis, os nossospríncipes, os nossossacerdotes e os nossospaisnãoguardaram a tualei, nemderamouvidosaosmandamentos e aostestemunhosquelhesdeste.
35Poiseles, no seureino, na abundância de bensquelhesdeste, na terraespaçosa e fértilquepusestediantedelesnão te serviram, nem se converteram de suasobrasmás.
37Seusabundantesprodutossãopara os reisquepusestesobrenósporcausadosnossospecados. Estesreisdominamsobrenós e sobre o nossogado, comobementendem. Nósestamos em grandeangústia!
38 — Porcausa de tudoisso, nósfazemosumaaliançafiel, porescrito. E os nossospríncipes, os nossoslevitas e os nossossacerdotespuseram o seuselosobreela.
Nenhum comentário ainda.