1Ouve, ó Israel; tu estáspassando, hoje, o Jordão, paraentrares e possuíresnaçõesmaiores e maispoderosas do que tu, cidadesgrandes e muradasaté o céu,2 um povogrande e alto, filhosdosanaquins, a quem tu conheces e de quem tu tensouvidodizer: Quempoderáresistiraosfilhos de Anaque?
3Sabe, hoje, queJeová, teuDeus, é o quepassaadiante de ti como um fogodevorador. Ele os destruirá e os subjugarádiante de ti; assim os desapossarás, e depressa os farásperecer, comoJeová te prometeu.
4DepoisqueJeová, teuDeus, os tiverlançadofora de diante de ti, nãodigas no teucoração: Porcausa da minhajustiça é queJeová me introduziunestaterrapara a possuir; porqueporcausa da maldadedestasnações é queJeová as estádesapossando de diante de ti.
5Não é pelatuajustiça, nempelaretidão do teucoraçãoqueentras a possuir a suaterra; maspelamaldadedestasnações é queJeová, teuDeus, as estádesapossando de diante de ti e paraestabelecer o queJeováprometeu, comjuramento, a teuspais, a Abraão, a Isaque e a Jacó.
7Lembra-te, não te esqueças de quemodoprovocaste a ira de Jeová, teuDeus, no deserto; desde o dia em quesaístes da terra do Egitoatéchegardes a estelugar, tendessidorebeldescontraJeová.
10Jeovádeu-me as tábuas de pedra, escritascom o dedo de Deus; nelasestavaescritosegundotodas as palavrasqueJeovávosfalou no monte, do meio do fogo, no dia da assembleia.
12Disse-me Jeová: Levanta-te, descedepressadaqui, porque o teupovo, quetiraste do Egito, já se corrompeu; cedo se desviaram do caminhoquelhesordenei; fizerampara si umaimagemfundida.
16Olhei, e eisquehavíeispecadocontraJeová, vossoDeus; vósvostínheisfeito um bezerrofundido; depressa, vostínheisdesviado do caminhoqueJeovávosordenara.
18Prostrei-me peranteJeová, comodantes, quarentadias e quarentanoites; nãocomipão, nembebiágua, porcausa de todo o vossopecadoquecometestes, fazendo o queeramau à vista de Jeová, para o irritardes.
21Então, tomei o vossopecado, o bezerroquetínheisfeito, e o queimei no fogo, e o pisei, moendo-o bem, atéque se desfez em pó; o seu pó deitei na correntequedescia do monte.
23QuandoJeovávosenviou a Cades-Barneia, dizendo: Subi e tomaiposse da terraquevosdei, rebelastescontra o mandamento de Jeová, vossoDeus, e nãolhedestescrédito, nemouvistes a suavoz.
27Lembra-te dosteusservos, Abraão, Isaque e Jacó; nãoatentespara a durezadestepovo, nempara a suamaldade, nempara o seupecado;28paraquenãodiga o povo da terra de quenostiraste: PornãopoderJeováintroduzi-los na terraquelhesprometeu e porodiá-los, tirou-os parafazermorrer no deserto.
Nenhum comentário ainda.