1 “Ouça, ó Israel: Hojevocêvaiatravessar o rioJordão, paraentrar e possuirnaçõesmaiores e maisfortes do quevocê, quevivem em grandescidades, protegidasporaltosmurosquevãoaté o céu.
2 O povo é grande e alto, sãofilhosdosenaquins. Você já ouviufalar da famadeles e já conhece a expressão: ‘Quem é capaz de resistiraosfilhos de Enaque?’
3Estejacerto, hoje, de que o SENHOR, o seuDeus, quevai à frente de Israel, é comofogoconsumidor! Ele os destruirá e os derrubarádiante de você, e você os expulsará e os destruirá, conforme a promessa do SENHOR.
4 “Então, quando o SENHOR, o seuDeus, os tiverexpulsado da presença de vocês, nãofiquepensando: ‘O SENHOR me trouxeatéaquiparatomarposse da terraporcausa da minhajustiça’. Não é porcausadisso, mas é porcausa da maldadedessasnaçõesque o SENHORvaiexpulsá-las de diante de você.
5Não é porcausa da suajustiça ou honestidade do seucoraçãoquevocêvaientrar e possuir a terra, masporcausa da impiedadedestasnaçõesque o SENHOR, o seuDeus, as expulsa de diante de você, e paraconfirmar as promessasque o SENHOR, o seuDeus, fezaosseusantepassados, Abraão, Isaque e Jacó.
7 “Israelitas! Lembrem-se disso e nunca se esqueçam de quevocêsprovocaram a ira do SENHOR, o seuDeus, no deserto. Desde o dia em quesaíram do Egitoatéquechegaram a estelugar, vocêsforamrebeldescontra o SENHOR.
9 Na ocasião, eu estava no alto do monte, recebendo as tábuas de pedra, as tábuas da aliançaque o SENHORtinhafeitocomvocês. Fiqueiquarentadias e quarentanoites no monte, e duranteessetemponãocominembebi.
10 O SENHOR me deu as duastábuas de pedra, escritaspeloprópriodedo de Deus, e nelasestavamescritos os mandamentosque o SENHORproclamou a vocês no monte, do meio do fogo, no dia da assembleia.
12Então o SENHOR me disse: ‘Desçadepressa, porque o povoquevocêtirou do Egitocaiu em corrupção. Eles se desviaramdepressa do caminhoque eu lheshaviaordenado e fizeram um ídolo de metalfundidopara si’.
16Logoquechegueiembaixo, pudeverquevocêshaviampecadocontra o SENHOR, o seuDeus, fazendoparavocês um bezerrofundido. Comovocêssaíramdepressa do caminhoque o SENHORhaviaordenado a vocês!
18 “Depoisprostrei-me diante do SENHORmaisquarentadias e quarentanoites, semcomerpãonembeberágua, porqueestavaabatidocom o pecadoquevocêshaviamcometido, fazendo o que é intolerávelaosolhos do SENHOR, provocando a suaira.
19Quantotemorsentiporamor a vocês! Tivemedo da ira e do furor do SENHOR, pois o SENHORestavairado e disposto a destruirvocês. Porém, aindadessavez o SENHORatendeu à minhaoração.
21Entãopeguei o objeto do pecado de vocês, o bezerroquetinhamfeito, queimei-o no fogo e o moí, de modoquevirou pó; e lancei o pó naságuas do ribeiroquedescia do monte.
23 “E em Cades-Barneia, quando o SENHORmandouqueavançassem e conquistassem a terraqueeletinhadado a vocês, vocêsforamrebeldescontra a ordem do SENHOR, o seuDeus. Nãoacreditaramnele, nemobedeceram à palavradele.
26Orei ao SENHOR: ‘Ó SENHOR, meuDeus! Nãodestrua o seupovo. Ele é a suaherança. O Senhor o salvou da terra do Egitocomgrandepoder e gloriosademonstração de força.
27LembredosseusservosAbraão, Isaque e Jacó. Nãoleve em conta a rebeldiadestepovo, nem a suamaldade e o seupecado,28paraque os habitantes da terra de ondenostirounãodigam: ‘O SENHORnãofoicapaz de levá-los à terracomolheshaviaprometido. Ele os odiava, porisso os levoupara o desertoparamatá-los’.
Nenhum comentário ainda.