1 — Escute, Israel! Hojevocêsvãopassar o Jordãoparatomarposse de naçõesmaiores e maisfortes do quevocês, cidadesgrandes e commuralhasquechegamaté os céus,2 um povogrande e alto, filhosdosanaquins, quevocêsconhecem e de quemvocês já ouviramdizer: “Quempoderáresistiraosfilhos de Anaque?”
3Saibam, pois, hojeque o SENHOR, seuDeus, é quevaiadiante de vocês. Ele é fogoqueconsome; ele os destruirá e os subjugarádiante de vocês. Assim, vocês os expulsarão e, depressa, os farãodesaparecer, como o SENHORprometeu a vocês.
4 — Quando, pois, o SENHOR, seuDeus, tiverexpulsadoessasnações de diante de vocês, nãofiquempensando: “É porcausa da nossajustiçaque o SENHORnostrouxe a estaterraparaquetomemospossedela.” Pelocontrário, é porcausa da maldadedessasnaçõesque o SENHORiráexpulsá-las de diante de vocês.
5Não é porcausa da justiça de vocês, nemporcausa da retidão do seucoraçãoquevocêsentrarãoparapossuir a terradessasnações, mas o SENHOR, o seuDeus, as expulsará de diante de vocêsporcausa da maldadedelas e tambémparaconfirmar a palavraque o SENHOR, o seuDeus, jurouaosseuspais, Abraão, Isaque e Jacó.
7Lembrem-se e não se esqueçam de como no desertovocêsprovocaram o SENHOR à ira. Desde o dia em quesaíram do Egitoatéquechegaram a estelugar, vocêsforamrebeldescontra o SENHOR.
9Quando eu subi o monteparareceber as tábuas de pedra, as tábuas da aliançaque o SENHORhaviafeitocomvocês, fiquei no montequarentadias e quarentanoites; nãocomipão, nembebiágua.
10 O SENHOR me deu as duastábuas de pedra, escritascom o dedo de Deus. Nelasestavamtodas as palavrasque o SENHORhaviafaladocomvocês no monte, do meio do fogo, quandotodo o povoestavareunido.
12 E o SENHOR me disse: “Levante-se, desçadepressa, porque o seupovo, quevocêtirou do Egito, já se corrompeu. Bemdepressa se desviaram do caminhoquelhesordenei; fizeramumaimagemfundidapara si.”
16Olhei, e eisquevocêshaviampecadocontra o SENHOR, seuDeus: tinhamfeitopara si um bezerro de metalfundido. Bemdepressavocês se desviaram do caminhoque o SENHORlheshaviaordenado.
18Depois, comohaviafeito na ocasiãoanterior, fiqueiprostradodiante do SENHORdurantequarentadias e quarentanoites. Nãocomipão e nãobebiágua, porcausa de todo o pecadoquevocêshaviamcometido, fazendo o que é mauaosolhos do SENHOR, para o provocar à ira.
19Porque eu estavacommedoporcausa da ira e do furorcomque o SENHORtantoestavairadocontravocês, ao ponto de quererdestruí-los. Porémmaisumavez o SENHOR me ouviu.
21Depoispeguei o pecado de vocês, aquelebezerroquevocêstinhamfeito, o queimei e o esmaguei, moendo-o bem, atéque se desfez em pó; e o pó eu joguei no ribeiroquedescia do monte.
23Tambémquando o SENHOR os enviou de Cades-Barneia, dizendo: “Vão e tomemposse da terraquelhesdei”, vocês se rebelaramcontra o mandado do SENHOR, seuDeus, e nãocreramnemobedeceram à suavoz.
27Lembra-te dosteusservosAbraão, Isaque e Jacó. Nãoatentespara a durezadestepovo, nempara a suamaldade, nempara o seupecado,28paraque o povo da terra da qualnostirastenãodiga: ‘O SENHORnãoconseguiulevá-lospara a terraquelheshaviaprometido. E, porodiá-los, tirou-os daquiparamatá-los no deserto.’
Nenhum comentário ainda.