1Ouve, ó Israel: Hojecruzarás o Jordãoparaentrares na terra e expulsaresnaçõesmaiores e maisfortes do que tu, comcidadesgrandes e muradasaté o céu;2 um povogrande e alto, os anaqueus, que tu conheces e dosquaisouvistedizer: Quempoderesistiraosanaqueus?
3Sabehojeque o SENHOR, teuDeus, é o quevai na tuafrentecomofogodevorador. Ele os destruirá e os subjugarádiante de ti. Tu os expulsarás; logoacabaráscomeles, como o SENHOR te prometeu.
4Depoisque o SENHOR, teuDeus, os tiverexpulsado de diante de ti, nãodigas no coração: Porcausa da minhajustiça é que o SENHOR me introduziunestaterraparadelatomarposse. Porque é pelaculpadestasnaçõesque o SENHOR as expulsa da tuafrente.
5Não é porcausa da tuajustiçanem da retidão do teucoraçãoqueentras na terradelasparapossuí-la, mas é pelaculpadestasnaçõesque o SENHOR, teuDeus, as expulsa da tuafrente, paraconfirmar a palavraque o SENHOR, teuDeus, jurou a teuspais, Abraão, Isaque e Jacó.
7Lembra-te, e não te esqueças, de comoprovocaste a ira do SENHOR, teuDeus, no deserto. Desde o dia em quesaíste da terra do Egito, atéquechegaste a estelugar, fosterebeldecontra o SENHOR.
9Quandosubi ao monteparareceber as tábuas de pedra, as tábuas da aliançaque o SENHORhaviafeitoconvosco, fiquei lá quarentadias e quarentanoites; nãocomipão, nembebiágua.
10 O SENHOR me deu as duastábuas de pedra, escritascom o dedo de Deus, e nelasestavamescritastodas as palavrasque o SENHORhaviafaladoconvosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembleia.
11 E aconteceuque, no fimdosquarentadias e quarentanoites, o SENHOR me deu as duastábuas de pedra, as tábuas da aliança,12 e me disse: Levanta-te, descelogodaqui, porque o teupovo, quetiraste do Egito, já se corrompeu. Rapidamente se desviaram do caminhoque eu lhesordenei; fizerampara si umaimagem de metalfundido.
13 E o SENHORtambém me disse: Vi queestepovo é muitoobstinado;14deixa-me destruí-lo e apagar o seunome de debaixo do céu, e farei de ti umanaçãomaispoderosa e maisnumerosa do queesta.
16Olhei e vi quehavíeispecadocontra o SENHOR, vossoDeus. Fizestesparavós um bezerro de metalfundido e rapidamentevosdesviastes do caminhoque o SENHORvoshaviaordenado.
18Então, comoantes, prostrei-me perante o SENHOR, quarentadias e quarentanoites. Nãocomipão, nembebiágua, porcausa de todo o pecadoquehavíeiscometido, fazendo o queeramauaosolhos do SENHOR, provocando-lhe a ira.
21Entãopeguei o vossopecado, o bezerroquehavíeisfeito, queimei-o no fogo e o esmigalhei, moendo-o bem, atéque se desfez em pó, o qualjoguei no riachoquedescia do monte.
23 E, quando o SENHORvosenviou de Cades-Barneia, dizendo: Subi e tomaiposse da terraquevosdei; vósvosrebelastescontra a ordem do SENHOR, vossoDeus, nãocrestesnele e nãoobedecestes à suavoz.
27Lembra-te dosteusservosAbraão, Isaque e Jacó. Nãoolhespara a durezadestepovo, nempara a suaculpa, nempara o seupecado;28paraque o povo da terra de ondenostirastenãodiga: O SENHORnãoconseguiulevá-lospara a terraquelheshaviaprometido, porissopassou a odiá-los e os tiroudaquiparamatá-los no deserto.
Nenhum comentário ainda.