1Ouve, ó Israel, hoje, passarás o Jordão, paraentrares a possuirnaçõesmaiores e maisfortes do que tu; cidadesgrandes e muradasatéaoscéus;2 um povogrande e alto, filhos de gigantes, que tu conheces e de que já ouviste: Quemparariadiantedosfilhosdosgigantes?
3Sabe, pois, hoje, que o SENHOR, teuDeus, quepassadiante de ti, é um fogoqueconsome, e os destruirá, e os derrubará de diante de ti; e tu os lançarásfora e cedo os desfarás, como o SENHOR te temdito.
4Quando, pois, o SENHOR, teuDeus, os lançarfora, de diante de ti, nãofales no teucoração, dizendo: Porcausa da minhajustiça é que o SENHOR me trouxe a estaterrapara a possuir, porque, pelaimpiedadedestasnações, é que o SENHOR as lançafora, de diante de ti.
5Não é porcausa da tuajustiça, nempelaretidão do teucoraçãoqueentras a possuir a suaterra, mas, pelaimpiedadedestasnações, o SENHOR, teuDeus, as lançafora, de diante de ti; e paraconfirmar a palavraque o SENHOR, teuDeus, jurou a teuspais, Abraão, Isaque e Jacó.
7Lembra-te e não te esqueças de quemuitoprovocaste à ira o SENHOR, teuDeus, no deserto; desde o dia em quesaístes do Egitoatéquechegastes a esselugar, rebeldesfostescontra o SENHOR;8pois, em Horebe, tantoprovocastes à ira o SENHOR, que o SENHOR se acendeucontravósparavosdestruir.
9Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas do concertoque o SENHORfizeraconvosco, entãofiquei no montequarentadias e quarentanoites; pãonãocomi e águanãobebi.
10 E o SENHOR me deu as duastábuas de pedra, escritascom o dedo de Deus; e nelastinhaescritoconformetodasaquelaspalavrasque o SENHORtinhafaladoconvosco no monte, do meio do fogo, no dia da congregação.
12 E o SENHOR me disse: Levanta-te, descedepressadaqui, porque o teupovo, quetiraste do Egito, já se temcorrompido; cedo se desviou do caminhoque eu lhetinhaordenado; imagem de fundiçãopara si fez.
16 E olhei, e eisquehavíeispecadocontra o SENHOR, vossoDeus; vóstínheisfeito um bezerro de fundição; cedovosdesviastes do caminhoque o SENHORvosordenara.
18 E me lanceiperante o SENHOR, comodantes; quarentadias e quarentanoites, nãocomipão e nãobebiágua, porcausa de todo o vossopecadoquehavíeispecado, fazendomalaosolhos do SENHOR, para o provocar à ira.
21Porém eu tomei o vossopecado, o bezerroquetínheisfeito, e o queimei a fogo, e o pisei, moendo-o bem, atéque se desfez em pó; e o seu pó lancei no ribeiroquedescia do monte.
23Quandotambém o SENHORvosenvioudesdeCades-Barneia, dizendo: Subi e possuí a terraquevostenhodado, rebeldesfostes ao mandado do SENHOR, vossoDeus, e não o crestes, e nãoobedecestes à suavoz.
27Lembra-te dosteusservosAbraão, Isaque e Jacó; nãoatentespara a durezadestepovo, nempara a suaimpiedade, nempara o seupecado,28paraque o povo da terradondenostirastenãodiga: Porquanto o SENHOR os nãopôdeintroduzir na terra de quelhestinhafalado e porque os aborrecia, os tiroupara os matar no deserto.
Nenhum comentário ainda.