1OUVE, ó Israel, hojepassarás o Jordão, paraentrares a possuirnaçõesmaiores e maisfortes do que tu; cidadesgrandes, e muradasatéaoscéus;2 Um povogrande e alto, filhos de gigantes, que tu conheces, e de que já ouviste. Quemresistiriadiantedosfilhosdosgigantes?
3Sabe, pois, hojeque o SENHORteuDeus, quepassaadiante de ti, é um fogoconsumidor, que os destruirá, e os derrubará de diante de ti; e tu os lançarásfora, e cedo os desfarás, como o SENHOR te temfalado.
4Quando, pois, o SENHORteuDeus os lançarfora de diante de ti, nãofales no teucoração, dizendo: Porcausa da minhajustiça é que o SENHOR me trouxe a estaterrapara a possuir; porquepelaimpiedadedestasnações é que o SENHOR as lançafora de diante de ti.
5Não é porcausa da tuajustiça, nempelaretidão do teucoraçãoqueentras a possuir a suaterra, maspelaimpiedadedestasnações o SENHORteuDeus as lançafora, de diante de ti, e paraconfirmar a palavraque o SENHORjurou a teuspais, Abraão, Isaque e Jacó.
7Lembra-te, e não te esqueças, de quemuitoprovocaste à ira ao SENHORteuDeus no deserto; desde o dia em quesaístes do Egito, atéquechegastes a esselugar, rebeldesfostescontra o SENHOR;8Pois em Horebeprovocastes à ira o SENHOR, tantoque o SENHOR se indignoucontravósparavosdestruir.
9Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliançaque o SENHORfizeraconvosco, entãofiquei no montequarentadias e quarentanoites; pãonãocomi, e águanãobebi;10 E o SENHOR me deu as duastábuas de pedra, escritascom o dedo de Deus; e nelasestavaescritoconforme a todasaquelaspalavrasque o SENHORtinhafaladoconvosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia.
12 E o SENHOR me disse: Levanta-te, descedepressadaqui, porque o teupovo, quetiraste do Egito, já se temcorrompido; cedo se desviaram do caminhoque eu lhestinhaordenado; fizerampara si umaimagem de fundição.
13Falou-me ainda o SENHOR, dizendo: Atenteiparaestepovo, e eisqueele é povoobstinado;14Deixa-me que os destrua, e apague o seunome de debaixodoscéus; e te faça a ti naçãomaispoderosa e maisnumerosa do queesta.
16 E olhei, e eisquehavíeispecadocontra o SENHORvossoDeus; vóstínheisfeito um bezerro de fundição; cedovosdesviastes do caminhoque o SENHORvosordenara.
18 E me lanceiperante o SENHOR, comoantes, quarentadias, e quarentanoites; nãocomipão e nãobebiágua, porcausa de todo o vossopecadoquehavíeiscometido, fazendomalaosolhos do SENHOR, para o provocar à ira.
21Porém eu tomei o vossopecado, o bezerroquetínheisfeito, e o queimei a fogo, e o pisei, moendo-o bem, atéque se desfez em pó; e o seu pó lancei no ribeiroquedescia do monte.
23Quandotambém o SENHORvosenviou de Cades-Barnéia, dizendo: Subi, e possuí a terra, quevostenhodado: rebeldesfostes ao mandado do SENHORvossoDeus, e não o crestes, e nãoobedecestes à suavoz.
27Lembra-te dosteusservos, Abraão, Isaque, e Jacó. Nãoatentespara a durezadestepovo, nempara a suaimpiedade, nempara o seupecado;28Paraque o povo da terradondenostirastenãodiga: Porquanto o SENHORnão os pôdeintroduzir na terra de quelhestinhafalado, e porque os odiava, os tirouparamatá-los no deserto;29Todaviasãoeles o teupovo e a tuaherança, quetirastecom a tuagrandeforça e com o teubraçoestendido.
Nenhum comentário ainda.