1Saulo, porém, aindarespirandoameaças e mortecontra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumosacerdote2 e pediu-lhecartaspara as sinagogas de Damasco, a fim de que, casoencontrassealguns do Caminho, tantohomenscomomulheres, os conduzissepresos a Jerusalém.
5Eleperguntou: Quem és tu, Senhor? O Senhorrespondeu: Eu souJesus, a quempersegues;6maslevanta-te e entra na cidade; lá te serádito o queprecisasfazer.
11 O Senhorlheordenou: Levanta-te, vai à ruachamadaDireita e procura na casa de Judas um homem de TarsochamadoSaulo. Eleestáorandoagora12 e viu, numavisão, um homemchamadoAnaniasentrar e impor-lhe as mãos, paraquerecuperasse a vista.
13Ananiasrespondeu: Senhor, ouvi de muitosacercadessehomem, quantosmalestemfeitoaosteussantos em Jerusalém;14 e aquiestáautorizadopelosprincipaissacerdotesparaprendertodos os queinvocam o teunome.
15Mas, o Senhorlhedisse: Vai, porqueele é paramim um instrumentoescolhidoparalevar o meunomeperante os gentios, reis e israelitas;16pois eu lhemostrareiquantolhe é necessáriosofrerpelomeunome.
17Ananiasfoi e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Saulo, irmão, o SenhorJesus, que te apareceu no caminhoporondevinhas, enviou-me paraquevoltes a enxergar e fiquescheio do EspíritoSanto.
21Todos os seusouvintesadmiravam-se e diziam: Não é esteque, em Jerusalém, perseguia os queinvocamessenome? Elenãoveiopara cá a fim de levá-lospresosaosprincipaissacerdotes?
24Mas os seusplanoschegaram ao conhecimento de Saulo. E comovigiavam as portas da cidadedia e noiteparatirar-lhe a vida,25 os discípulos, levando-o de noite, desceram-no pelomuro, dentro de um cesto.
27EntãoBarnabé, tomando-o consigo, levou-o aosapóstolos e lhescontoucomo no caminhoelevira o Senhor e queestelhefalara, e como em Damascopregaracorajosamente em nome de Jesus.
31Assim, a igrejadesfrutava de paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria, sendoedificada e vivendo no temor do Senhor. E crescia em número, pelacoragemvinda do EspíritoSanto.
39Pedrolevantou-se e foicomeles. Quandochegou, levaram-no ao quarto de cima; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe as roupas e vestidosqueDorcasfizeraenquantoestavacomelas.
40Depois de fazersair a todos, Pedropôs-se de joelhos e orou. E, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Elaabriu os olhos e, vendoPedro, sentou-se.
Nenhum comentário ainda.