2Quandochegar lá, procureJeú, filho de Josafá, filho de Ninsi. Entre no lugarondeeleestiver, peçaqueele se levante do meio de seuscompanheiros e leve-o paraumacâmarainterior.
3Pegue o vaso de azeite, derrame o azeitesobre a cabeçadele e diga: Assimdiz o SENHOR: “Eu o ungiparaserreisobreIsrael.” Depois, abra a porta e fujadepressa.
5Quandochegou lá, eisque os capitães do exércitoestavamreunidos. Eledisse: — Capitão, tenhoumamensagempara o senhor. Ao queJeúperguntou: — Paraqual de nós? O rapazrespondeu: — Para o senhor, capitão!
6EntãoJeú se levantou e entrou na casa. O jovemderramou o azeitesobre a cabeça de Jeú e lhedisse: — Assimdiz o SENHOR, Deus de Israel: “Eu o ungiparaserreisobre o povo do SENHOR, sobreIsrael.
7Vocêporáfim à casa de Acabe, seusenhor, paraque eu vingue da mão de Jezabel o sangue de meusservos, os profetas, e o sangue de todos os servos do SENHOR.
11Jeúsaiu e voltouparajuntodosoutrosservos de seusenhor, quelheperguntaram: — Estátudobem? Porqueesseloucoveiofalarcomvocê? Elerespondeu: — Vocêsconhecemessehomem e sabem as coisasqueeleandadizendo.
12Maselesdisseram: — É mentira! Porfavor, conte-nos o queeledisse. EntãoJeúdisse: — Assim e assim me falou, a saber: Assimdiz o SENHOR: “Eu o ungiparaserreisobreIsrael.”
14Assim, Jeú, filho de Josafá, filho de Ninsi, conspiroucontraJorão. Ora, Jorãotinhaestado em Ramote-Gileade, ele e todo o Israel, paradefendê-la de Hazael, rei da Síria.
15Porém o reiJorãovoltou a Jezreelpara se curardosferimentosque os sírioslhehaviamcausado, quandolutoucontraHazael, rei da Síria. Jeúdisseaosdemaiscapitães do exército: — Se é da vontade de vocês, queninguémsaiaescondido da cidade, para ir anunciaristo em Jezreel.
17 A sentinelaqueestava na torre de Jezreelviu a tropa de Jeú, que se aproximava, e disse: — Vejoumatropa. Jorãodisse: — Chame um cavaleiro e digaque vá ao encontrodeles, paraperguntar: “Vocêsvêm em paz?”
18 O cavaleirofoi ao encontro de Jeú e disse: — Assimdiz o rei: “Vocêsvêm em paz?” Jeúrespondeu: — O quevocêtem a vercom a paz? Passeparatrás de mim. A sentineladeuaviso, dizendo: — O mensageirochegouatéeles, masnãoestávoltando.
19Então o reiJorãomandououtrocavaleiro. Quandoelechegouatéeles, disse: — Assimdiz o rei: “Vocêsvêm em paz?” Jeúrespondeu: — O quevocêtem a vercom a paz? Passeparatrás de mim.
20 A sentineladeuaviso, dizendo: — Tambémestechegouatéeles, masnãoestávoltando. E o guiar do carroparececomo o de Jeú, filho de Ninsi, porqueeleestáguiandocomo um louco.
21Jorãodisse: — Preparem o meucarro de guerra! E eles o prepararam. Jorão, rei de Israel, saiu, e Acazias, rei de Judá, foicomele, cada um em seucarro de guerra. Foram ao encontro de Jeú, e o acharam no campo de Nabote, o jezreelita.
22 Ao verJeú, o reiJorãoperguntou: — Jeú, vocêvem em paz? Elerespondeu: — Quepaz, se aindacontinuam as prostituições de suamãeJezabel e as suasmuitasfeitiçarias?
25EntãoJeúdisse a Bidcar, seucapitão: — Levante-o e jogue-o no campoqueera de Nabote, o jezreelita. Lembre-se de que, quando eu e você, juntos, vínhamosandando a cavaloatrás de Acabe, o pai de Jorão, o SENHORDeuspronuncioucontraeleestasentença:26 “Tãocertocomo vi ontem à tarde o sangue de Nabote e o sangue de seusfilhos, diz o SENHOR, assimnestecampo eu darei a retribuiçãoquevocêmerece”, diz o SENHOR. Agora, pois, pegue-o e jogue-o nestecampo, segundo a palavra do SENHOR.
27 À vistadisto, Acazias, rei de Judá, fugiupelocaminho de Bete-Hagã. MasJeú o perseguiu e disse: — Matemtambém a este! E eles o atingiramdentro do carro de guerra, na subida de Gur, perto de Ibleão. AcaziasfugiuparaMegido, ondemorreu.
36Entãovoltaram e contaramisso a Jeú. Eledisse: — Esta é a palavra do SENHOR, queelefaloupormeio de Elias, o tesbita, seuservo, dizendo: “No campo de Jezreel, os cãescomerão a carne de Jezabel.
Nenhum comentário ainda.