1Havia um homem de altaposiçãochamadoQuis, da tribo de Benjamim. Erafilho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, da tribo de Benjamim.
4EntãoSaul e o servopercorreramtoda a regiãomontanhosa de Efraim, a terra de Salisa, a região de Saalim e toda a terra de Benjamim, masnãoencontraram as jumentas em partealguma.
6 O servo, porém, disse: “Tenhoumaideia! Nestacidademora um homem de Deus. O povodaqui o respeitamuito, poistudoqueeledizacontece. Vamosprocurá-lo. Talvezelepossanosdizerparaondedevemos ir”.
9 (Naqueletempo, em Israel, quandoalguémqueriareceberumamensagem de Deus, dizia: “Vamosperguntar ao vidente”, pois os profetas de hojeeramchamados de videntes.)
11Quandosubiam a colinaparachegar à cidade, encontraramalgumasjovensdescendoparabuscarágua. EntãoSaul e o servolhesperguntaram: “O videnteestáaquihoje?”.
12Elasresponderam: “Sim, bastaseguir em frente! Mas é precisocorrer, porqueeleacabou de chegar à cidadepararealizar um sacrifício no lugar de adoração.
13Quandoentrarem na cidade, tentemencontrá-lo antesqueelesubapara a refeição no alto da colina. O povonãocomeçará a comeratéqueelechegueparaabençoar o sacrifício. Subamlogo, pois é agoraquepoderãoencontrá-lo!”.
15 No diaanterior à chegada de Saul, o SENHORtinhadito a Samuel:16 “Amanhã, porvoltadestahora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Você o ungiráparaserlíder do meupovo, Israel. Ele os livrarádosfilisteus, poisolheiparameupovocommisericórdia e ouviseuclamor”.
19 “Eu sou o vidente”, respondeuSamuel. “Subaadiante de mimaté o lugar de adoração. Alicomeremosjuntos e, pelamanhã, eu lhedirei o quevocêquersaber, e depoispoderáseguirviagem.
20 E não se preocupecom as jumentasque se perderam há trêsdias, poisforamencontradas. Eu lhedigoque as esperanças de Israelestãocentradas em você e suafamília!”
21Saulrespondeu: “Massouapenas da tribo de Benjamim, a menordastribos de Israel, e minhafamília é a maisinsignificante de todas as famíliasdessatribo! Porque o senhorfalacomigodessamaneira?”.
24 O cozinheirotrouxe a coxa do sacrifício e a colocoudiante de Saul. “Coma”, disseSamuel. “Reserveiestepedaçoparavocêdesdequedecidiconvidaresteshomenspara a refeição.” E SaulcomeucomSamuelnaqueledia.
26 Ao amanhecer do diaseguinte, SamuelchamouSaulnovamente: “Levante-se!”, disseele. “É hora de seguirviagem.” Saul se aprontou, e ele e Samuelsaíramjuntos.
27Quandochegaram à saída da cidade, Samueldisse a Saulqueenviasseseuservoadiante. Depoisque o servopartiu, Samueldisse: “Fiqueaqui, poisrecebi de Deusumamensagemparavocê”.
Nenhum comentário ainda.