2Eletinha um filhochamadoSaul, jovem e de boaaparência. Nãohaviaoutrojovem de melhoraparênciaentre os israelitas; eramaisalto do quequalqueroutrohomemdaquelepovo.
4Elesandaramportoda a regiãodasmontanhas de Efraim, e pelaregião de Salisa, masnão as acharam; depoisforam à região de Saalim, percorreramtoda a terra de Benjamim e nãoencontraram os animais em partealguma.
5Finalmente, depois de procurar na terra de Zufe, Sauldisse ao servo: “Vamosvoltarparacasa; a estashorasmeupai já deveestarmaispreocupadoconosco do quecom as jumentas!”
6Porém o servorespondeu: “Acabo de pensarnumacoisa! Nestacidademora um homem de Deus; todo o povodaquitemmuitaconsideraçãoporele, porquetudoquantoeledizacontece. Vamosver se o encontramos e talvezelenosdigaondeestão os animaisqueprocuramos”.
7 “Masnãotemosnadacomquepagaressehomem”, respondeuSaul. “Até o nossoalimento se acabou, e nãotemosnenhumpresenteparadar ao homem de Deus. O quetemosparaoferecer?”
12 “Sim”, responderam as jovens; “continuemporestaestrada. Elemoralogodepois da entrada da cidade. Eleacaba de voltar de umaviagem, paratomarpartenumsacrifíciopúblico no alto da montanha.
13Porisso, apressem-se paraencontrá-lo antesqueelesuba ao altar do monteparacomer. O povonãocomeráenquanto o videntenãochegar e abençoar o alimento. Vãoagora e vocês o encontrarão”.
15 No diaanterior, o SENHOR já haviareveladoisso a Samuel:16 “Amanhã, a estahora, vouenviar a você um homem da terra de Benjamim. Vocêdevederramaróleosobre a cabeçadele, comosinal de queeleserá o lídersobreIsrael, o meupovo. Essehomemlivrará o meupovodasmãosdosfilisteus, poistenhovisto o sofrimento do meupovo e ouvido o seuclamor”.
19 “Eu sou o vidente!”, respondeuSamuel. “Subaaté o lugar de cultoadiante de mim e comeremosjuntos. Pelamanhã eu lhedirei o quevocêdesejasaber, e indicarei o caminho a seguir.
20 E não se preocupecom as jumentasque se perderam há trêsdias, porque já foramencontradas. A quempertencerátudo o que é precioso em Israel, senão a você e toda a família do seupai?”
21 “Mas, senhor”, respondeuSaul, “nãosou eu da tribo de Benjamim, a menordastribos de Israel, e o meugrupo de famílias é o menosimportante de todos os grupos de famílias da tribo de Benjamim? Então, porque o senhorestádizendoessascoisas a meurespeito?”
22EntãoSamuellevouSaul e seuempregadopara a grandesala e os fezassentar à cabeceira da mesa, dando-lheslugar de honraentre os convidados, queeramcerca de trintahomens.
24Então o cozinheiro-chefetrouxe o pedaço de carne e o colocoudiante de Saul. “Aquiestá o quefoireservado. Porfavor, coma”, disseSamuel, “pois eu estavaguardandoessepedaçoparavocê, antesmesmo de haverconvidadoessesoutros!” AssimSaulcomeu na companhia de Samuel.
26 Ao amanhecer do diaseguinte, SamuelchamouSaul no terraço e disse: “Levante-se; já está na hora de vocêpartir! Eu o acompanharei”. Saullevantou-se, e Samuel o acompanhouaté a saída da cidade.
27 Ao chegarematé a saída da cidade, Samueldisse a Saulquemandasse o seuempregadoprosseguir, e entãodisse a Saul: “Esperemais um instante, paraque eu transmitaumamensagemespecial da parte de Deus”.
Nenhum comentário ainda.