2Eletinha um filhochamadoSaul, moço e tãobelo, queentre os filhos de Israelnãohaviaoutromaisbelo do queele. Dosombrosparacima, elesobressaía a todo o povo.
3 E aconteceuque as jumentas de Quis, pai de Saul, se extraviaram. EntãoQuisdisse a Saul, seufilho: — Leveagoracomvocê um dosservos e vá procurar as jumentas.
4Elesatravessaram a regiãomontanhosa de Efraim e a terra de Salisa, masnão as encontraram. Depois, passaram à terra de Saalim, mas as jumentasnãoestavamali. Entãoatravessaram o território de Benjamim, mastambémnão as encontraram.
5Quandochegaram à terra de Zufe, Sauldisse ao servoqueestavacomele: — Vamosvoltar, porque, se não, o meupaivaideixar de se preocuparcom as jumentasparacomeçar a se afligirporcausa de nós.
6Porém o servorespondeu: — Nestacidademora um homem de Deusque é muitoestimado. Tudo o queeledizacontece. Vamosagoraaté lá. Talvezelepossanosmostrar o caminhoquedevemosseguir.
7EntãoSauldisse ao servo: — Mas, se formospara lá, o quelevaremosparaaquelehomem? Porque o pãoquetínhamos em nossassacolasacabou, e nãotemosnenhumpresenteparalevar ao homem de Deus. Ou seráquetemos?
13 Ao entrarem na cidade, vocês o encontrarão, antesqueelesuba ao lugaraltoparacomer. Porque o povonãocomeráenquantoelenãochegar, porqueeletem de abençoar o sacrifício, e só depois os convidadosirãocomer. Vãoagora, porquehojevocês o acharão.
15Ora, um diaantes de Saulchegar, o SENHORtinhareveladoisso a Samuel, dizendo:16 — Amanhã a estashoras, enviarei a você um homem da terra de Benjamim, o qualvocêungiráporpríncipesobre o meupovo de Israel. E elelivrará o meupovodasmãosdosfilisteus. Porqueolheipara o meupovo, pois o seuclamorchegou a mim.
19Samuelrespondeu a Saul: — Eu sou o vidente. Subaadiante de mim ao lugaralto. Hojevocêscomerãocomigo. Pelamanhã eu o deixarei ir e lhecontareitudo o queestá no seucoração.
20Quanto às jumentasque se perderam há trêsdias, não se preocupecomelas, porque já foramencontradas. E paraquemestáreservadotudo o que é precioso em Israel? Seráquenão é paravocê e paratoda a casa de seupai?
21EntãoSaulrespondeu: — Poracasonãosou eu um benjamita, da menordastribos de Israel? E não é a minhafamília a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Porque, então, você me falacomtaispalavras?
24 O cozinheiropegou a coxacom o quehavianela e a pôsdiante de Saul. EntãoSamueldisse: — Aquiestá o quefoireservado. Pegue e coma, poisfoiguardadoparavocêparaestaocasião, quando eu disse: “Convidei o povo.” Assim, SaulcomeucomSamuelnaqueledia.
26Levantaram-se de madrugada, quase ao raiar do dia, e SamuelchamouSaulpara o terraço, dizendo: — Levante-se, e eu ireicomvocêparalheindicar o caminho. Saullevantou-se, e saíramambos, ele e Samuel.
27Quandoestavamchegando à extremidade da cidade, Samueldisse a Saul: — Diga ao servoquepasse à frente de nós. E você, quandoeletiveridoembora, espere um pouco, paraque eu possatransmitir a você a palavra de Deus.
Nenhum comentário ainda.