1Havia um homem de Benjamim, cujonomeeraQuis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, filho de um benjamita; eleerapoderoso e rico.
2 E tinha um filhochamadoSaul, jovem e de belaaparência; nenhumhomemeracomoeleentre os israelitas; era o maisalto de todo o povo, os outroschegavamaosseusombros.
3 As jumentas de Quis, pai de Saul, haviam se extraviado; entãoQuisdisse a seufilhoSaul: Levaagoracontigo um dosrapazes, levanta-te e vaiprocurar as jumentas.
4Elespassarampelaregiãomontanhosa de Efraim, e tambémpelaterra de Salisa, masnão as acharam; depoispassarampelaterra de Saalim, porémnãoestavamalitambém; passaramaindapelaterra de Benjamim, masnão as acharam.
5Quandopassavampelaterra de Zufe, Sauldisse ao rapazqueestavacomele: Vem! Voltemos, paraquenãoaconteça de meupai se esquecerdasjumentas e passar a se preocuparconosco.
6Maselelhedisse: Nestacidade há um homem de Deusmuitorespeitado; tudoquantodizaconteceinfalivelmente. Vamosaté lá; talvezelenosmostre o caminhoquedevemosseguir.
7EntãoSauldisse ao rapaz: Mas, se formosaté lá, o quelevaremos ao homem? Pois o alimento de nossasbolsas já acabou, e nãotemospresenteparalevar ao homem de Deus. O queteríamos?
13Quandoentrardes na cidade, logo o encontrareis, antesqueelesuba ao altar da colinaparacomer; pois o povonãocomeráatéqueelechegue, porque é elequemabençoa o sacrifício, e depois os convidadoscomem. Subiagora, pois o encontrareis a estahora.
15 Um diaantes de Saulchegar, o SENHORhaviareveladoisto a Samuel:16Amanhã a estashoras te enviarei um homem da terra de Benjamim; tu o ungiráscomopríncipesobre o meupovoIsrael; elelivrará o meupovo da mãodosfilisteus, poisatenteipara o meupovo, porque o seuclamorchegou a mim.
19Samuelrespondeu a Saul: Eu sou o vidente; acompanha-me até o monte, porquecomereishojecomigo; poderás ir pelamanhã, e te declarareitudoquantoestá no teucoração.
20 E não te preocupescom as jumentasqueperdeste há trêsdias, pois já foramachadas. Mas a quempertencerãotodas as preciosidades de Israel? Poracasonãosãopara ti e paratoda a família de teupai?
21EntãoSaulrespondeu: Poracasonãosou eu benjamita, da menordastribos de Israel? E a minhafamílianão é a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Porque me falasdessamaneira?
24 O cozinheiropegou a coxa do animal, com o quehavianela, e colocou-a diante de Saul. E Samueldisse: Aquiestá o quefoireservado. Come, pois te foiguardadoparaestaocasião, paraque o comessescom os convidados. Assim, SaulcomeucomSamuelnaqueledia.
26Eles se levantaram de madrugada, quase ao nascer do sol, poisSamuelchamouSaul, queestava no terraço: Levanta-te paraque eu te acompanheaté a saída. Saul se levantou, e os doissaíram, ele e Samuel.
27Quandodesciampara a saída da cidade, Samueldisse a Saul: Fala ao rapazquepasseadiante de nós. O rapazpassou, e Samueldisse: Tu, porém, esperaaqui e te fareiouvir a palavra de Deus.
Nenhum comentário ainda.