2Tinhaele um filhocujonomeeraSaul, moço e tãobelo, queentre os filhos de Israelnãohaviaoutromaisbelo do queele; desde os ombrosparacima, sobressaía a todo o povo.
4Então, atravessando a regiãomontanhosa de Efraim e a terra de Salisa, não as acharam; depois, passaram à terra de Saalim; porémelasnãoestavamali; passaramainda à terra de Benjamim; todavia, não as acharam.
5Vindoeles, então, à terra de Zufe, Sauldissepara o seumoço, comquemele ia: Vem, e voltemos; nãosucedaquemeupaideixe de preocupar-se com as jumentas e se aflijaporcausa de nós.
6Porémelelhedisse: Nestacidade há um homem de Deus, e é muitoestimado; tudoquantoeledizsucede; vamo-nos, agora, lá; mostrar-nos-á, porventura, o caminhoquedevemosseguir.
7Então, Sauldisse ao seumoço: Eis, porém, se lá formos, quelevaremos, então, àquelehomem? Porque o pão de nossosalforjes se acabou, e presentenãotemosquelevar ao homem de Deus. Quetemos?
8 O moçotornou a responder a Saul e disse: Eisquetenhoainda em mãos um quarto de siclo de prata, o qualdarei ao homem de Deus, paraquenosmostre o caminho.
9 (Antigamente, em Israel, indoalguémconsultar a Deus, dizia: Vinde, vamostercom o vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente, se chamavavidente.)
13Entrandovós na cidade, logo o achareis, antesquesuba ao altoparacomer; porque o povonãocomeráenquantoelenãochegar, porqueeletem de abençoar o sacrifício, e só depoiscomem os convidados; subi, pois, agora, que, hoje, o achareis.
15Ora, o SENHOR, um diaantes de Saulchegar, o revelara a Samuel, dizendo:16Amanhã a estashoras, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qualungirásporpríncipesobre o meupovo de Israel, e elelivrará o meupovodasmãosdosfilisteus; porqueatenteipara o meupovo, pois o seuclamorchegou a mim.
19Samuelrespondeu a Saul e disse: Eu sou o vidente; sobeadiante de mim ao alto; hoje, comereiscomigo. Pelamanhã, te despedirei e tudoquantoestá no teucoração to declararei.
20Quanto às jumentasque há trêsdias se te perderam, não se preocupe o teucoraçãocomelas, porque já se encontraram. E paraquemestáreservadotudo o que é precioso em Israel? Não é para ti e paratoda a casa de teupai?
21Então, respondeuSaul e disse: Porventura, nãosoubenjamita, da menordastribos de Israel? E a minhafamília, a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Porque, pois, me falascomtaispalavras?
24Tomou, pois, o cozinheiro a coxacom o quehavianela e a pôsdiante de Saul. DisseSamuel: Eisqueisto é o quefoireservado; toma-o e come, pois se guardoupara ti paraestaocasião, ao dizer eu: Convidei o povo. Assim, comeuSaulcomSamuelnaqueledia.
26Levantaram-se de madrugada; e, quase ao subir da alva, chamouSamuel a Saul ao eirado, dizendo: Levanta-te; eu ireicontigopara te encaminhar. Levantou-se Saul, e saíramambos, ele e Samuel.
27Desciamelespara a extremidade da cidade, quandoSamueldisse a Saul: Dize ao moçoquepasseadiante de nós, e tu, tendoelepassado, espera, que te fareisaber a palavra de Deus.
Nenhum comentário ainda.