1Logodepois, andavaJesuspelascidades e aldeias, pregando e anunciando as boas-novas do reino de Deus, e iamcomele os doze2 e algumasmulheresquehaviamsidocuradas de espíritosmalignos e de enfermidades: Maria, chamadaMadalena, da qualtinhamsaídosetedemônios;3Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitasoutras, as quaislheassistiamcom os seusbens.
4Afluindoumagrandemultidão e vindotercomelegente de todas as cidades, disseJesus em parábola:5Saiu o semeadorparasemear a suasemente. Quandosemeava, umaparte da sementecaiu à beira do caminho; foipisada, e as aves do céu a comeram.
10Respondeu-lhesJesus: A vósvos é dadoconhecer os mistérios do reino de Deus, masaosoutros se lhesfala em parábolas, paraque, vendo, nãovejam; e, ouvindo, nãoentendam.
13 Os queestãosobre a pedrasão os que, depois de ouvirem, recebem a palavracomgozo; estesnãotêmraiz e creemporalgumtempo, mas, na hora de provação, voltamatrás.
14 A partequecaiuentre os espinhos, estessão os queouviram e, indoseucaminho, sãosufocadospeloscuidados, riquezas e deleites da vida, e o seufrutonãoamadurece.
16Ninguém, depois de acenderumacandeia, a cobrecom um vaso ou a põedebaixodumacama; pelocontrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os queentramvejam a luz.
25Então, lhesperguntou: Ondeestá a vossa fé? Eles, aterrorizados, se maravilharam, dizendounsaosoutros: Quem, porventura, é estequemandaaosventos e à água, e eleslheobedecem?
27Depois de havereledesembarcado, veio da cidade ao seuencontro um homempossesso de demôniosquehaviamuitotemponãovestiaroupa e nãohabitava em casaalguma, masnostúmulos.
29PoisJesusordenara ao espíritoimundoquesaísse do homem. Muitasvezes, se apoderaradele; o homemerapostosobguarda e presocomalgemas e grilhões, masele, partindo as cadeias, eraimpelidopelodemôniopara os desertos.
35Então, saiu o povoparaver o que se tinhapassado; e foramtercomJesus, a cujospésencontraram, sentado, vestido e em perfeitojuízo, o homem do qualtinhamsaído os demônios; e ficaramcommedo.
38Mas o homem de quemtinhamsaído os demônios, suplicava-lheque o deixasseacompanhá-lo. Jesus, porém, despediu-o, dizendo:39Voltaparatuacasa e contatudo o queDeus te fez. O homempartiu, publicandoportoda a cidadetudo o quelhefizeraJesus.
41Veio um homemchamadoJairo, queerachefe da sinagoga, e, prostrando-se aospés de Jesus, suplicou-lhequechegasse à suacasa,42porquetinhaumafilhaúnica, de cerca de dozeanos, queestava à morte. Enquantoele ia, a multidão o apertava.
43Umamulherque, pordozeanos, estavapadecendo de umahemorragia e a quemninguémpodiacurar,44chegando-se pordetrás, tocou-lhe a fímbria da capa; e, imediatamente, cessou a suahemorragia.
47 A mulher, vendo-se percebida, veio, tremendo, prostrar-se diantedele e declarou, na presença de todo o povo, o motivoporque o haviatocado e comoforaimediatamentecurada.
Nenhum comentário ainda.