1Poucotempodepois, Jesuscomeçou a percorrer as cidades e os povoadosvizinhos, anunciando as boas-novas a respeito do reino de Deus. Iamcomele os Doze2 e tambémalgumasmulheresquetinhamsidocuradas de espíritosimpuros e enfermidades. EntreelasestavamMariaMadalena, de quemelehaviaexpulsadosetedemônios;3Joana, esposa de Cuza, administrador de Herodes; Susana, e muitasoutrasquecontribuíamcomseusprópriosrecursospara o sustento de Jesus e seusdiscípulos.
4Certodia, umagrandemultidão, vinda de váriascidades, juntou-se paraouvirJesus, e elelhescontouumaparábola:5 “Um lavradorsaiuparasemear. Enquantoespalhava as sementespelocampo, algumascaíram à beira do caminho, ondeforampisadas, e as avesvieram e as comeram.
8Aindaoutrascaíram em solofértil e produziramumacolheitacemvezesmaiorque a quantidadesemeada”. Quandoeleterminou de dizerisso, declarou: “Quem é capaz de ouvir, ouçacomatenção!”.
10Elerespondeu: “A vocês é permitidoentender os segredos do reino de Deus, masusoparábolasparaensinar os outros, a fim de que, ‘Quandoolharem, nãovejam; quandoescutarem, nãoentendam’.
12 As sementesquecaíram à beira do caminhorepresentam os queouvem a mensagem, mas o diabovem e a arranca do coraçãodeles e os impede de crer e sersalvos.
13 As sementes no solorochosorepresentam os queouvem a mensagem e a recebemcomalegria. Umavez, porém, quenãotêmraízesprofundas, creemapenaspor um tempo e depoisdesanimamquandoenfrentamprovações.
14 As quecaíramentre os espinhosrepresentamoutrosqueouvem a mensagem, maslogoela é sufocadapelaspreocupações, riquezas e prazeresdestavida, de modoquenuncaamadurecem.
16 “Nãofazsentidoacenderumalâmpada e depoiscobri-la comumavasilha ou escondê-la debaixo da cama. Pelocontrário, ela é colocadanumpedestal, de ondesualuzpodeservistapelosqueentram na casa.
23Durante a travessia, Jesuscaiu no sono. Logo, porém, veiosobre o marumafortetempestade. O barcocomeçou a se encher de água, colocando-os em grandeperigo.
24 Os discípulosforamacordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamosmorrer!”. QuandoJesusdespertou, repreendeu o vento e as ondasviolentas. A tempestadeparou, e tudo se acalmou.
25Entãoelelhesperguntou: “Ondeestá a sua fé?”. Admirados e temerosos, os discípulosdiziamentre si: “Quem é estehomem? Quandoeleordena, até os ventos e o marlheobedecem!”.
27QuandoJesusdesembarcou, um homempossuídopordemôniosveio ao seuencontro. Faziamuitotempoqueelenãotinhacasanemroupas e vivianumcemitériofora da cidade.
28AssimqueviuJesus, gritou e caiudiantedele. Entãodisse em altavoz: “Porquevem me importunar, Jesus, Filho do DeusAltíssimo? Suplicoquenão me atormente!”.
29PoisJesus já haviaordenadoque o espíritoimpurosaíssedele. Esseespíritotinhadominado o homem em váriasocasiões. Mesmoquandoeracolocadosobguarda, com os pés e as mãosacorrentados, elequebrava as correntes e, sobcontrole do demônio, corriapara o deserto.
35 O povocorreuparaver o quehaviaocorrido. Umamultidão se juntou ao redor de Jesus, e elesviram o homemquehaviasidolibertodosdemônios. Estavasentadoaospés de Jesus, vestido e em perfeitojuízo, e todostiverammedo.
38 O homemquetinhasidolibertodosdemôniossuplicoupara ir comele, masJesus o mandouparacasa, dizendo:39 “Volteparasuafamília e conte a elestudoqueDeusfezporvocê”. E o homemfoipelacidadeinteira, anunciandotudoqueJesustinhafeitoporele.
47Quando a mulherpercebeuquenãopoderiapermanecerdespercebida, começou a tremer e caiu de joelhosdiantedele. Todos a ouviramexplicarporquehaviatocadonele e comohaviasidocurada de imediato.
49EnquantoJesusaindafalavacom a mulher, chegou um mensageiro da casa de Jairo, o líder da sinagoga, a quemdisse: “Suafilhamorreu. Nãoincomodemais o mestre”.
Nenhum comentário ainda.