1Então os homens de Efraimdisseram a Gideão: — Que é istoquevocêfezconosco, nãonoschamandoquandofoilutarcontra os midianitas? E discutiramfortementecomele.
2Porémelelhesdisse: — Quemaisfiz eu, agora, do quevocês? Não é fatoque os poucoscachos de uvasdeixadosporEfraimsãomelhores do quetoda a colheita de Abiezer?
3Deusentregounasmãos de vocês os príncipesdosmidianitas, Orebe e Zeebe. O quepude eu fazer em comparaçãocom o quevocêsfizeram? Depois de eledizeristo, abrandou-se a iradelescontraGideão.
5 E disseaoshomens de Sucote: — Porfavor, deemalgunspãesparaestesque me seguem, poisestãocansados, e eu vou ao encalço de Zeba e Salmuna, reisdosmidianitas.
10Ora, Zeba e Salmunaestavam em Carcorcom os seusexércitos, unsquinzemilhomens, todos os querestaram do exército de povos do Oriente, poiscento e vintemilhomensquepuxavam da espadatinhamsidomortos.
13QuandoGideão, filho de Joás, voltou da batalha, pelasubida de Heres,14prendeu um moço de Sucote e lhefezperguntas. E o moçodeuporescrito o nomedoschefes e anciãos de Sucote, setenta e setehomens.
15EntãoGideãofoifalarcom os homens de Sucote e lhesdisse: — Vejam! AquiestãoZeba e Salmuna, a respeitodosquaisvocêszombaram de mim, dizendo: “Seráquevocê já temZeba e Salmuna em seupoder, paraquedemospãoaosseushomenscansados?”
18Depoisperguntou a Zeba e a Salmuna: — Comoeram os homensquevocêsmataram em Tabor? E elesresponderam: — Comovocê, assimerameles; cada um se pareciacom um filho de rei.
21EntãoZeba e Salmunadisseram: — Venhavocêmesmo e nosmate. Pois o homem é conhecidoporsuavalentia. Gideãofoi, matouZeba e Salmuna e pegou os ornamentos em forma de meia-luaqueestavam no pescoçodoscamelosdeles.
22Então os homens de Israeldisseram a Gideão: — Dominesobrenós, tantovocêcomo o seufilho e o filho de seufilho, porquevocênoslivrou do poderdosmidianitas.
24 E Gideãocontinuou: — Masquerofazer um pedido: quecada um de vocês me dê as argolas do seudespojo. É que os midianitastinhamargolas de ouro, poiseramismaelitas.
26 O pesodasargolas de ouroquepediufoi de unsvintequilos de ouro — semcontar os ornamentos em forma de meia-lua, os pendentes e as roupas de púrpuraque os reisdosmidianitasusavam, e semcontar os ornamentosque os camelostraziam ao pescoço.
27DissoGideãofezumaestolasacerdotal e a pôs na suacidade, em Ofra. E todo o Israel se prostituiuali, adorandoessaestola. E issoveio a ser um tropeçoparaGideão e toda a suacasa.
Nenhum comentário ainda.