1 E disse o SENHOR a Josué: “Nãotenhamedo! Nãodesanime! Levetodo o exércitocomvocê e avancecontra Ai. Eu entregueinassuasmãos o rei de Ai, seupovo, suacidade e suaterra.
3EntãoJosué e todo o exército se prepararamparaatacar a cidade de Ai. Eleescolheutrintamildosseusmelhoreshomens de guerra e os enviou de noite4com a seguinteordem: “Atenção! Preparemumaemboscadaatrás da cidade e não se afastemmuitodela. Fiquemtodosalerta.
6Elesnosperseguirãoatéque os tenhamosatraídoparalonge da cidade, poisdirão: ‘Estãofugindo de nóscomofizeramantes’. Quandoestivermosfugindo,7vocêssairão da emboscada e tomarão a cidade. O SENHOR, o seuDeus, a entregará em suasmãos.
11Todos os homens de guerraqueestavamcomeleavançaram, aproximaram-se da cidadepelafrente e armaramacampamento ao norte de Ai, onde o vale os separava da cidade.
14Quando o rei de Ai viuisso, ele e todos os homens da cidade se apressaram, levantaram-se logocedo e saíramparaenfrentarIsrael no campo de batalha, no local de onde se avista a Arabá. Elenãosabia da emboscadaarmadacontraeleatrás da cidade.
18Disseentão o SENHOR a Josué: “Estende a lançaquevocêtem na mão na direção de Ai, poisnassuasmãosentregarei a cidade”. Josuéestendeu a lança na direção de Ai,19 e, assimque o fez, os homens da emboscadasaíramcorrendo da suaposição, entraram na cidade, tomaram-na e depressa a incendiaram.
20Quando os homens de Ai olharamparatrás e viram a fumaça da cidadesubindo ao céu, nãotinhamparaondeescapar, pois os israelitasquefugiampara o deserto se voltaramcontra os seusperseguidores.
22 Os outrosisraelitastambémsaíram da cidadeparalutarcontraeles, de modoqueforamcercados, tendo os israelitasdosdoislados. Então os israelitas os mataram, semdeixarsobreviventesnemfugitivos,23masprenderamvivo o rei de Ai e o levaram a Josué.
24Israelterminou de matar os habitantes de Ai no campo e no deserto, onde os tinhaperseguido; elesmorreram ao fio da espada. Depoisdisso, todos os israelitasvoltaram à cidade de Ai e mataram os que lá haviamficado.
29Enforcou o rei de Ai numaárvore e ali o deixouaté a tarde. Ao pôr do solJosuéordenouquetirassem o corpo da árvore e que o atirassem à entrada da cidade. E sobreeleergueram um grandemonte de pedras, queperduraatéhoje.
30EntãoJosuéconstruiu no monteEbal um altar ao SENHOR, o Deus de Israel,31conformeMoisés, servo do SENHOR, tinhaordenadoaosisraelitas. Ele o construiu de acordocom o queestáescrito no Livro da Lei de Moisés: um altar de pedrasnãolavradas, nasquaisnão se usouferramenta de ferro. Sobreeleofereceram ao SENHORholocaustos e sacrifícios de comunhão.
33Todo o Israel, estrangeiros e naturais da terra, com os seuslíderes, os seusoficiais e os seusjuízes, estavam em pé dosdoislados da arca da aliança do SENHOR, diantedossacerdoteslevitas, que a carregavam. Metade do povoestava em pé, defronte do monteGerizim, e metadedefronte do monteEbal. TudoconformeMoisés, servo do SENHOR, tinhaordenadoanteriormente, paraque o povo de Israelfosseabençoado.
35Nãohouveuma só palavra de tudo o queMoiséstinhaordenadoqueJosuénãolesseparatoda a assembleia de Israel, inclusivemulheres, crianças e os estrangeirosqueviviam no meiodeles.
Nenhum comentário ainda.