1 E o SENHORdisse a Josué: “Nãofiquecommedo, nemperca a coragem! Reúna o exércitointeiro e vá atacar Ai, poisagoravocêvaiconquistaraquelacidade. Eu já entreguei a você o rei, o povo, a cidade e todo o território de Ai.
2Vocêvaifazercom a cidade e com o rei a mesmacoisaquefezcomJericó e o seurei. Só quedestavezvocêspoderãoficarcom os seusbens e os seusanimais. Prepareumaemboscadapordetrás da cidade”.
3EntãoJosué e todas as tropas se prepararamparaatacar a cidade de Ai. De noite, Josuémandoutrintamilhomensvalentes, na frente, com a seguinteinstrução:4 “Preparemumaemboscadaatrás da cidade, bempertodela, prontosparaentrarem em ação.
5Este é o plano”, explicouJosué: “Quando o nossoexércitoatacar, os homens de Ai sairão da cidadeparaenfrentar as nossastropas, como da outravez. Quandoelesnosatacarem, fugiremosdeles.
6Vamosdeixarqueelesvenham em nossaperseguiçãoatéquetodosestejamfora da cidade, poisvãodizer: ‘Vejam! Os israelitasestãofugindo de nóscomo da primeiravez!’ Quandoestivermosfugindo,7vocêssairão da emboscada e invadirão a cidade, pois o SENHOR, o seuDeus, a entregounasmãos de vocês.
11Todos os homens de guerraqueestavamcomeleavançaram e ficaram de frentepara a cidade e acamparam-se ao norte de Ai, diante de um valeque os separava da cidade.
14Quando o rei de Ai viu os israelitas do outrolado do vale, nãosabendo da emboscadaportrás, ele e o seupovosaíramparaenfrentarIsraelnumabatalha a campoaberto, logocedo de manhã.
18Então o SENHORdisse a Josué: “Aponte a lançaquevocêtem na mão na direção de Ai, poisvouentregaressacidade a você”. Josuéobedeceu e estendeu a lança em direção a Ai.
20Olhandoparatrás, os homens de Ai viram a fumaçaquesubia da cidadeincendiada, e nãotinhamparaondeescapar, pois os israelitasquefugiampara o deserto se voltaramcontraeles.
21QuandoJosué e as tropasqueestavamcomeleviram a fumaça, entenderamque os homens da emboscada já tinhamtomado a cidade, derammeia-volta e puseram-se a destruir os seusperseguidores.
22Alémdisso, os israelitasqueestavam na cidadesaíram e atacaram os inimigospelaretaguarda. Assim, os homens de Ai caíram na armadilha, tendo os israelitasdosdoislados, que os mataram. Nãohouvenenhumsobrevivente,23além do rei de Ai. Elefoicapturado e entregue a Josué.
29Josuémandouenforcar o rei de Ai numaárvore em que o deixouaté a tarde. Ao pôr-do-sol, elemandouretirar o corpo de lá e quelançassem o cadáver à entrada da porta da cidade, e jogaramsobreele um montão de pedrasquepermanece lá até o dia de hoje.
30EntãoJosuéconstruiu um altar ao SENHOR, o Deus de Israel, no monteEbal,31conformeMoisés, servo do SENHOR, haviaordenado no Livro da Leiescritoporele: “Façam um altar de pedrasbrutas, nãopartidasnemlavradascomferramentas de ferro”. Os sacerdotesofereceramsacrifíciosqueimados e ofertas de pazsobre o altar.
33Entãotodo o povo de Israel, tanto os estrangeirosquemoravamcom os israelitas, assimcomo os naturais da terra, com os seuslíderes, oficiais e juízes, estavam de pé dosdoisladosdiantedossacerdoteslevitasquelevavam a arca da aliança do SENHOR. Metadedelesficou ao pé do monteGerizim e metade ao pé do monteEbal. Tudofoifeito de acordocom as instruçõesdadasmuitoantesporMoisés, servo do SENHOR, paraabençoar o povo de Israel.
35Josuéleutodos os mandamentosescritosporMoisés — semficarnenhum de fora. E foramlidosdiante do povoreunido, incluindo as mulheres, as crianças e os estrangeirosqueviviamentre os israelitas.
Nenhum comentário ainda.