1Então o SENHORdisse a Josué: Nãotenhasmedo, nem te assustes; tomacontigotodos os guerreiros, levanta-te, e avançacontra Ai. Eu te entregueinasmãos o rei de Ai, o seupovo, a suacidade e a suaterra.
6 E elessairãoatrás de nós, atéque os tenhamosafastado da cidade. Elesdirão: Fogem de nós, comoaconteceuantes. Quandoestivermosfugindodeles,7saireis da emboscada e tomareis a cidade, porque o SENHOR, vossoDeus, a entregaránasvossasmãos.
9AssimJosué os enviou, e elesficaram de emboscada, colocando-se entreBetel e Ai, ao ocidente de Ai; Josué, porém, passouaquelanoite no meio do exército.
13Assim o povo, todo o acampamento ao norte da cidade, e a emboscada ao ocidente da cidade se posicionaram. NaquelanoiteJosuédirigiu-se até o meio do vale.
14Quando o rei de Ai viuisso, ele e todo o seuexército se apressaram. Eles se levantaram de madrugada, e os homens da cidadesaíram ao combatecontraIsrael, ao lugardeterminado, defronte da planície; maselenãosabiaquehaviaumaemboscadacontraeleatrás da cidade.
18Então o SENHORdisse a Josué: Estendepara Ai a lançaquetens na mão; porque eu a entregarei a ti. E Josuéestendeu a lançaquetrazia na mãopara a cidade.
19 E, quandoeleestendeu a mão, os queestavam de emboscadalevantaram-se depressa do seulugar e, correndo, entraram na cidade e a tomaram; e, depressa, puseramfogo à cidade.
20Nisso, os homens de Ai olharamparatrás, viram a fumaça da cidade, quesubia ao céu, e nãopuderamfugirnempara um ladonempara o outro, porque o exércitoquefugiapara o desertovoltou-se contraeles.
22 E aquelesqueestavam na cidadetambémsaíramcontraeles, e assim os homens de Ai ficaram no meiodosisraelitas, que os cercarampor um lado e pelooutro; e eles os derrotaram, de modoquenãorestouninguémvivo, nemqualquerfugitivo.
24Quando os israelitasacabaram de matartodos os moradores de Ai no campo, no desertoonde os haviamperseguido, e quandotodoseleshaviamcaído ao fio da espadaatéseremaniquilados, todo o Israelvoltoupara Ai e a feriu ao fio da espada.
29 Ao rei de Ai enforcounummadeiro e deixou-o aliaté a tarde. Ao pôr do sol, porordem de Josué, tiraram do madeiro o cadáver, jogaram-no à porta da cidade e levantaramsobreele um grandemontão de pedras, quepermaneceaté o dia de hoje.
30EntãoJosuéedificou um altar ao SENHORDeus de Israel, no monteEbal,31comoMoisés, servo do SENHOR, ordenaraaosisraelitas, conforme o queestáescrito no livro da lei de Moisés, isto é: um altar de pedrasbrutas, nasquaisnão se usaraferramenta; e elesofereceramsobreeleholocaustos ao SENHOR e sacrifíciospacíficos.
33 E todo o Israel, tanto o estrangeirocomo o natural, com os seusanciãos, oficiais e juízes, estava de um e de outrolado da arca, perante os sacerdoteslevitasquelevavam a arca da aliança do SENHOR; metadedeles em frente do monteGerizim, e a outrametade em frente do monteEbal, comoMoisés, servo do SENHOR, anteriormenteordenara, paraqueabençoassem o povo de Israel.
35 E de tudo o queMoisésordenaranãohouveuma só palavraqueJosuénãolesseperantetoda a congregação de Israel, inclusiveperante as mulheres, os pequeninos e os estrangeirosqueestavam no meiodeles.
Nenhum comentário ainda.