1Então, disse o SENHOR a Josué: Nãotemas e não te espantes; tomacontigotoda a gente de guerra, e levanta-te, e sobe a Ai; olhaque te tenhodado na tuamão o rei de Ai, e o seupovo, e a suacidade, e a suaterra.
2Farás, pois, a Ai e a seureicomofizeste a Jericó e a seurei, salvoqueparavóssaqueareis os seusdespojos e o seugado; põeemboscadas à cidade, pordetrásdela.
11Subiu, também, toda a gente de guerraqueestavacomele, e chegaram-se, e vieram em frente da cidade, e alojaram-se da banda do norte de Ai; e havia um valeentreele e Ai.
14 E sucedeuque, vendo-o o rei de Ai, se apressaram, e se levantaram de madrugada, e os homens da cidadesaíram ao encontro de Israel ao combate, ele e todo o seupovo, ao tempoassinalado, perante as campinas, porqueelenãosabiaque se lhehouvessepostoemboscadaatrás da cidade.
18Então, o SENHORdisse a Josué: Estende a lançaquetens na tuamão, para Ai, porque a darei na tuamão. E Josuéestendeu a lança, queestava na suamão, para a cidade.
19Então, a emboscada se levantou do seulugarapressadamente, e correram, estendendoele a suamão, e vieram à cidade, e a tomaram; e apressaram-se e puseram a cidade a fogo.
20 E, virando-se os homens de Ai paratrás, olharam, e eisque a fumaça da cidadesubia ao céu, e nãotiveramlugarparafugiremparaumapartenemoutra; porque o povo, quefugiapara o deserto, se tornoucontra os que os seguiam.
22Tambémaqueles da cidadelhessaíram ao encontro e, assim, ficaram no meiodosisraelitas, uns de uma, e outros de outraparte; e feriram-nos, atéquenenhumdelesficou, queescapasse.
24 E sucedeuque, acabando os israelitas de matartodos os moradores de Ai no campo, no desertoonde os tinhamseguido, e havendotodoscaído ao fio da espadaatétodosseremconsumidos, todo o Israel se tornou a Ai, e a puseram a fio de espada.
29 E ao rei de Ai enforcounummadeiro, até à tarde; e, ao pôr do sol, ordenouJosuéque o seucorpo se tirasse do madeiro; e o lançaram à porta da cidade e levantaramsobreele um grandemontão de pedras, até ao dia de hoje.
30Então, Josuéedificou um altar ao SENHOR, Deus de Israel, no monte de Ebal,31comoMoisés, servo do SENHOR, ordenouaosfilhos de Israel, conforme o queestáescrito no livro da Lei de Moisés, a saber, um altar de pedrasinteirassobre o qual se nãomoveraferro; e ofereceramsobreeleholocaustos ao SENHOR e sacrificaramsacrifíciospacíficos.
33 E todo o Israel, com os seusanciãos, e os seuspríncipes, e os seusjuízesestavam de uma e outrabanda da arca, perante os sacerdoteslevitas, quelevavam a arca do concerto do SENHOR, assimestrangeiroscomonaturais; metadedeles em frente do monteGerizim, e a outrametade em frente do monteEbal; comoMoisés, servo do SENHOR, ordenara, paraabençoarprimeiramente o povo de Israel.
35Palavranenhumahouve, de tudo o queMoisésordenara, queJosuénãolesseperantetoda a congregação de Israel, e dasmulheres, e dosmeninos, e dosestrangeirosqueandavam no meiodeles.
Nenhum comentário ainda.