1EntãoSalomãocongregou os anciãos de Israel, todos os chefesdastribos, os príncipesdasfamíliasdosisraelitas, diante de si em Jerusalém, paralevarem a arca da aliança do SENHOR da Cidade de Davi, que é Sião, para o templo.
3Quandotodos os anciãos de Israelchegaram, os sacerdotespegaram a arca do SENHOR4 e a levaramparacima, com a tenda do encontro e com os utensíliossagradosquenelahavia; os sacerdotes e levitas é quelevaramtudoissopara o templo.
5 O reiSalomão e toda a congregação de Israel, que se haviareunidodiantedele, estavamtodosdiante da arca, sacrificandoovelhas e bois, que, de tãonumerosos, não se podiamcontar.
6 Os sacerdotespuseram a arca da aliança do SENHOR no seulugar, no santuáriomaisinterior do templo, que é o SantodosSantos, debaixodasasasdosquerubins.
8 Os cabossobressaíamtanto, quesuaspontaseramvistas do SantoLugar, diante do SantodosSantos; porém de foranãopodiamservistos. E aliestãoaté o dia de hoje.
9Nadahavia na arca a nãoser as duastábuas de pedraqueMoiséshaviacolocadoali em Horebe, quando o SENHORfezaliançacom os filhos de Israel, ao saírem da terra do Egito.
10Quando os sacerdotessaíram do santuário, umanuvemencheu a Casa do SENHOR,11 de maneiraque os sacerdotesnãopuderampermaneceraliparaministrar, porcausa da nuvem, porque a glória do SENHORencheu a Casa do SENHOR.
15Salomãodisse: — Benditoseja o SENHOR, o Deus de Israel, quefaloupessoalmentecomDavi, meupai, e peloseupodercumpriu o queprometeu, dizendo:16 “Desde o dia em quetirei o meupovo de Israel do Egito, nãoescolhicidadealguma de todas as tribos de Israelparaedificar um templo a fim de aliestabelecer o meunome. PorémescolhiDaviparagovernar o meupovo de Israel.”
20Assim, o SENHORcumpriu a palavraquetinhadito, pois me levantei em lugar de Davi, meupai, e me assentei no trono de Israel, como o SENHORhaviaprometido, e edifiquei o templo ao nome do SENHOR, o Deus de Israel.
22Salomão se pôsdiante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel, estendeu as mãospara os céus23 e disse: — Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deuscomo tu, em cimanoscéusnemembaixo na terra! Tu guardas a aliança e a misericórdiaaosteusservosque de todo o coraçãoandamdiante de ti.
25Agora, pois, ó SENHOR, Deus de Israel, cumpre a outrapromessaquefizeste a teuservoDavi, meupai, quandodeclaraste, dizendo: “Nuncalhefaltarásucessordiante de mim, que se assente no trono de Israel, contantoque os seusfilhosguardem o seucaminho, paraandaremdiante de mimcomovocêandou.”
29Que os teusolhosestejamabertosnoite e diasobreestetemplo, sobreestelugar do qualdisseste: “O meunomeestaráali”, paraouvires a oraçãoque o teuservofizernestelugar.
31 — Se alguémpecarcontra o seupróximo, e lheforexigidoquejure, e elevierjurardiante do teualtar, nestetemplo,32ouve tu noscéus, age e julga os teusservos, condenando o ímpio, fazendocomquepagueporseusatos, e justificando o justo, paralheretribuíressegundo a suajustiça.
33 — Quando o teupovo de Israel, porterpecadocontra ti, forderrotadopor um inimigo, e se converter a ti, confessar o teunome, orar e suplicar a ti, nestetemplo,34ouve tu noscéus, perdoa o pecado do teupovo de Israel e faze-o voltar à terraquedesteaosseuspais.
35 — Quando o céu se fechar, e nãohouverchuva, porter o povopecadocontra ti, e eleorarnestelugar, confessar o teunome e se converterdosseuspecados, depois de o haverescastigado,36ouve tu noscéus, perdoa o pecado de teusservos e do teupovo de Israel, ensinando-lhes o bomcaminho em quedevemandar, e enviachuvasobreestatuaterra, quedeste em herança ao teupovo.
37 — Quandohouverfome na terra ou peste, quandohouvercrestamento ou ferrugem, gafanhotos e larvas, quandoinimigoscercarem as cidades do país ou houveralgumapraga ou doença,38todaoração e súplicaquequalquerhomem ou todo o teupovo de Israelfizer, conhecendocada um a ferida do seucoração e estendendo as mãos na direçãodestetemplo,39ouve tu noscéus, lugar da tuahabitação, perdoa, age e dá a cada um segundotodos os seuscaminhos, vistoquelheconheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhosdoshomens;40paraque te temamtodos os diasqueviverem na terraquedesteaosnossospais.
41 — Também ao estrangeiro, quenãofor do teupovo de Israel, porémvier de umaterradistante, poramor do teunome42 — porqueouvirão do teugrandenome, e da tuamãopoderosa, e do teubraçoestendido —, e orar, voltadoparaestetemplo,43ouve tu noscéus, lugar da tuahabitação, e fazetudo o que o estrangeiro te pedir, a fim de quetodos os povos da terraconheçam o teunome, para te temeremcomo o teupovo de Israel e parasaberemqueestetemplo, que eu edifiquei, é chamadopeloteunome.
44 — Quando o teupovosair à guerracontra o seuinimigo, pelocaminhoporonde os enviares, e orarem ao SENHOR, voltadosparaestacidade, que tu escolheste, e paraestetemploqueedifiquei ao teunome,45ouve tu noscéus a suaoração e a suasúplica e faze-lhesjustiça.
46 — Quandopecaremcontra ti — poisnão há ninguémquenãopeque —, e tu te indignarescontraeles e os entregares às mãos do inimigo, a fim de que os levecativos à terrainimiga, longe ou pertodaqui;47 e se, na terraaondeforemlevadoscativos, caírem em si e se converterem, e, na terra do seucativeiro, te suplicarem, dizendo: “Pecamos, procedemosmal e cometemosiniquidade”;48 e se eles se converterem a ti de todo o seucoração e de toda a suaalma, na terra de seusinimigosque os levaremcativos, e orarem a ti, voltadospara a suaterra, quedesteaosseuspais, paraestacidadequeescolheste e para o temploqueedifiquei ao teunome,49ouve tu noscéus, lugar da tuahabitação, a suaprece e a suasúplica e faze-lhesjustiça;50perdoa ao teupovo, quehouverpecadocontra ti, todas as suastransgressõesquehouveremcometidocontra ti; e move tu à compaixão os que os levaramcativos, paraque se compadeçamdeles.
51Porque é o teupovo e a tuaherança, quetiraste da terra do Egito, do meio da fornalha de ferro;52paraque os teusolhosestejamabertos à súplica do teuservo e à súplica do teupovo de Israel, a fim de os ouvires em tudo o queclamarem a ti.
53Pois tu, ó SENHORDeus, os separastedentretodos os povos da terraparaserem a tuaherança, comofalastepormeio do teuservoMoisés, quandotiraste do Egito os nossospais.
54QuandoSalomãoacabou de fazer ao SENHORtodaestaoração e súplica, ele se levantou de diante do altar do SENHOR, ondetinha se ajoelhadocom as mãosestendidaspara os céus.
55Ele se pôs em pé e abençooutoda a congregação de Israel em altavoz, dizendo:56 — Benditoseja o SENHOR, quedeurepouso ao seupovo de Israel, segundotudo o quehaviaprometido! Nemuma só palavrafalhou de todas as boaspromessasquefezpormeio de Moisés, seuservo.
58Queelefaçacomque o nossocoração se inclineparaele, a fim de andarmos em todos os seuscaminhos e guardarmos os seusmandamentos, e os seusestatutos, e os seusjuízos, queordenouaosnossospais.
59Queestasminhaspalavras, comquesupliqueidiante do SENHOR, estejampresentes, diante do SENHOR, nossoDeus, de dia e de noite, paraqueelefaçajustiça ao seuservo e ao seupovo de Israel, segundocadadia o exigir,60paraquetodos os povos da terrasaibamque o SENHOR é Deus e quenão há outro.
63Salomãoofereceu em sacrifíciopacífico ao SENHORvinte e doismilbois e cento e vintemilovelhas. Assim, o rei e todos os filhos de Israelconsagraram a Casa do SENHOR.
64 No mesmodia, o reiconsagrou o meio do átrioqueestavadiante da Casa do SENHOR, poisaliofereceu os holocaustos e as ofertascom a gorduradossacrifíciospacíficos. Elefezissoporque o altar de bronzequeestavadiante do SENHOReramuitopequenoparanelecaberem os holocaustos, as ofertas de cereais e a gorduradossacrifíciospacíficos.
65Nessetempo, Salomãocelebrou a festa, e todo o Israelcomele, umagrandecongregação, desde a entrada de Hamateaté o rio do Egito, diante do SENHOR, nossoDeus. Celebraramdurantesetediasalémdosprimeirossete, a saber, catorzedias.
66 No oitavodiadestafesta, Salomãodespediu o povo, e elesabençoaram o rei. Entãovoltarampara as suastendas, alegres e de coraçãocontenteporcausa de todo o bemque o SENHORtinhafeito a Davi, seuservo, e a Israel, seupovo.
Nenhum comentário ainda.