3 O queouvimos e aprendemos, o que os paisnoscontaram,4não o ocultaremosaosfilhos; transmitiremos à geraçãovindoura as gloriosasrealizações do SENHOR, seupoder e as maravilhasdosseusfeitos.
5Eleestabeleceuumalei em Jacó, determinou um código de conduta em Israel. Ordenou a nossospaisque o ministrassem a nossosfilhos,6paraque a geraçãoseguinte o aprendesse; e os filhosquehaviam de nascer, quandomaduros, o transmitissemigualmente a seusfilhos,7paraquedepositassem em Deussuaconfiança e não se esquecessemdosfeitos de Deus, masguardassemseusmandamentos,8 a fim de não se tornaremcomoseuspais, geraçãoindócil e rebelde, geração de coraçãoinconstante, de espíritoinfiel a Deus.
21Portanto, ao ouvirtaisqueixas do povo, enfureceu-se e comfogoatacou a Jacó, e suaira se levantoucontraIsrael,22poiselesnãocreram em Deusnemconfiaram no seupodersalvador.
30Contudo, antes de saciarem o apetite, quandoaindamastigavam a comidaquelhesrestava na boca,31desencadeou-se a ira de Deuscontraaquelepovo, semeando a morteentre os maisvalentes, abatendo os jovens de Israel.
38Entretanto, porqueeramisericordioso, perdoava a culpadeles, a fim de quenãofossenecessárioque os destruísse; muitasvezes, reprimiusuacólerasanta e nãoacendeutodo o seufuror,39recordando-se de queeramseresfrágeis e merosmortais, brisaspassageirasquenãoretornam.
42Não se lembravam da suamãopoderosa, do dia em que os redimiu do opressor,43 do dia em querevelou as suasmaravilhas no Egito, os seusmilagres na região de Zoã,44quandotransformou os rios e os riachosdosegípcios em sangue, e elesnãomaisconseguirambeberdassuasprópriaságuas;45 e mandouenxames de moscasque os molestaram, e rãsque os devastaram;46quandoentregousuasplantações às larvas; a produção da terra, aosgafanhotos,47 e destruiu as suasvinhascom a saraiva, e as suasfigueirasbravas, com a geada;48quandoentregou o gadodeles ao granizo, os seusrebanhosaosraios;49quando os atingiucomsuairaardente, comfuror, indignação e hostilidade, commuitosanjosdestruidores.
Nenhum comentário ainda.