2Tendovistoquealgunsdiscípulos de Jesuscomiampãocommãosimpuras, isto é, porlavar3 (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradiçãodosanciãos,4nãocomemsemlavar as mãoscuidadosamente; e, quandovoltam da rua, nãocomemsem se aspergir, e muitasoutrascoisas há quereceberam e guardam, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal.)
10PoisMoisésdisse: Honra a teupai e a tuamãe; e: Quemmaldisser a seupai ou a suamãe, sejamorto;11masvósensinais: Se um homemdisser a seupai ou a suamãe: Aquiloque eu te poderiadar é Corbã, isto é, umaoferenda a Deus,12nãomaislhepermitisfazercoisaalgumapelopai ou pelamãe,13invalidando a palavra de Deuspelatradiçãoquevósmesmostransmitistes; e fazeismuitasoutrascoisassemelhantes.
18Elerespondeu: Assimtambémvósnãoentendeis? Nãocompreendeisquetudo o queestáfora do homem, entrandonele, nãopodecontaminá-lo,19porquenãoentra no coração, mas no ventre, e é lançado no lugarescuso? Issodisse, purificandotodos os alimentos.
21Pois, de dentro, do coraçãodoshomens, é queprocedem os mausdesígnios, as fornicações, os furtos, os homicídios, os adultérios,22 as avarezas, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba e a loucura.
25Umamulher, porém, cujafilhaestavapossessadumespíritoimundo, ouvindologofalardele, foi, e prostrou-se-lheaospés26 (a mulhereragentia, de origemsiro-fenícia.), e rogava-lhequeexpelisse de suafilha o demônio.
33Jesus, tirando-o da multidão, levou-o à parte, pôs os seusdedosnosouvidosdele e, cuspindo, tocou-lhe a língua;34depois, erguendo os olhos ao céu, deu um suspiro e disse: Efatá, isto é, Abre-te!
Nenhum comentário ainda.