1Certodiaalgunsfariseus e mestres da leichegaram de Jerusalém e se reuniram ao redor de Jesus,2 e notaramquealgunsdosdiscípulosdeledeixavam de seguir os rituaisjudaicoscomunsantes de comer, isto é, o de lavar as mãos.
4Porisso, quandoelesvoltam da ruaparacasa, devemsemprelavar-se destamaneiraantes de tocar em qualquercomida. Este é apenas um de muitosexemplos de leis e regulamentosaosquaiseles se apegaramduranteséculos, e aindaseguem, taiscomosuacerimônia de purificação de vasilhas, panelas e pratos.)
5Então os fariseus e os mestres da leilheperguntaram: “Porque os seusdiscípulosnãoseguem os nossosantigos e tradicionaiscostumes, poiselescomemsemprimeiroseguir a cerimônia de lavar-se?”
6Jesusrespondeu: “Seushipócritas! O profetaIsaíasdescreveuvocêsmuitobemquandodisse: ‘Essepovo se aproxima de mimcom a boca e me honracom os lábios, mas o seucoraçãoestálonge de mim.
11Masvocêsafirmamqueestáperfeitamentecertoque um homemdesprezeseuspaisnecessitados, dizendo-lhes: ‘Eu nãopossoajudarvocês! Porque o quepodiadar é umaoferta a Deus’.
12Assimvocês o desobrigam de qualquerdevercomseupai ou suamãe,13 e quebram a lei de Deusparaproteger a suatradiçãoquevocêsmesmostransmitiram. E vocêsfazemmuitasoutrascoisassemelhantes a esta”.
14EntãoJesuschamou a multidãonovamenteparaqueviesseouvir. “Ouçamvocêstodos”, disseele, “e procurementender:15Nadaquevenha de fora da pessoa e entrenelapodetorná-la ‘impura’, mas o quesai de dentro da pessoa, isso a torna ‘impura’.
19Pois a comidanãoentra em contatocom o seucoração, masapenascomseuestômago, sendodepoiseliminada”. Ao dizerisso, elemostrouquetodotipo de comidaera “puro”.
21Porque de dentro, do coraçãodoshomens, vêm os mauspensamentos, as imoralidadessexuais, os roubos, os assassínios, os adultérios,22 os desejos de possuir o quepertenceaosoutros, a falta de temor a Deus, o engano, as paixõescarnais, a inveja, a calúnia, o orgulho, e todas as outrasloucuras.
24Jesusdeixou a Galileia e foipara a região de Tiro e Sidom; e procuravaconservar em segredo o fato de queestavaali, masnãofoipossível. Porque, como de costume, a notícia da suachegadaespalhou-se depressa.
36Jesusordenou à multidãoquenãoespalhasse a notícia: porém, quantomaisele os proibia, maiselestornavam o fatoconhecido,37porqueestavamsimplesmentemaravilhados, e diziam: “Tudo o queelefaz é maravilhoso; eleatéfaz o surdoouvir e o mudofalar!”
Nenhum comentário ainda.