1Mas os israelitasforaminfiéiscomrelação às coisasconsagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri , filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumasdelas. E a ira do SENHORacendeu-se contraIsrael.
2SucedeuqueJosuéenviouhomens de Jericó a Ai, queficaperto de Bete-Áven, a leste de Betel, e ordenou-lhes: “Subam e espionem a região”. Os homenssubiram e espionaram Ai.
3Quandovoltaram a Josué, disseram: “Não é precisoquetodosavancemcontra Ai. Envieunsdois ou trêsmilhomensparaatacá-la. Nãocansetodo o exército, poiselessãopoucos”.
4Porissocerca de trêsmilhomensatacaram a cidade; mas os homens de Ai os puseram em fuga,5chegando a matartrinta e seisdeles. Elesperseguiram os israelitasdesde a porta da cidadeatéSebarim e os feriram na descida. Diantedisso o povodesanimou-se completamente.
6EntãoJosué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se com o rosto em terra, diante da arca do SENHOR, cobrindo de terra a cabeça, e alipermaneceuaté a tarde.
7DisseentãoJosué: “Ah, SoberanoSENHOR, porquefizesteestepovoatravessar o Jordão? Foiparanosentregarnasmãosdosamorreus e nosdestruir? Antesnoscontentássemos em continuar no outrolado do Jordão!
12Porisso os israelitasnãoconseguemresistiraosinimigos; fogemdelesporque se tornarammerecedores da suadestruição. Nãoestareimaiscomvocês, se nãodestruírem do meio de vocês o quefoiconsagrado à destruição.
13 “Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se paraamanhã, poisassimdiz o SENHOR, o Deus de Israel: Há coisasconsagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocêsnãoconseguirãoresistiraosseusinimigosenquantonão as retirarem.
14 “Apresentem-se de manhã, umatribo de cadavez. A triboque o SENHORescolhervirá à frente, um clã de cadavez; o clãque o SENHORescolhervirá à frente, umafamília de cadavez; e a famíliaque o SENHORescolhervirá à frente, um homem de cadavez.
20Acãrespondeu: “É verdadequepequeicontra o SENHOR, o Deus de Israel. O quefizfoi o seguinte:21quando vi entre os despojosumabelacapafeita na Babilônia , doisquilos e quatrocentosgramas de prata e umabarra de ouro de seiscentosgramas , eu os cobicei e me aposseideles. Estãoescondidos no chão da minhatenda, com a prataporbaixo”.
24EntãoJosué, comtodo o Israel, levouAcã, bisneto de Zerá, e a prata, a capa, a barra de ouro, seusfilhos e filhas, seusbois, seusjumentos, suasovelhas, suatenda e tudo o quelhepertencia, ao vale de Acor.
25DisseJosué: “Porquevocênoscausouestadesgraça? Hoje o SENHORcausará a suadesgraça ”. E todo o Israel o apedrejou e depoisapedrejoutambém os seus, e queimoutudo e todoseles no fogo.
26SobreAcãergueram um grandemonte de pedras, queexisteatéhoje. Então o SENHOR se afastou do fogo da suaira. Porissofoidadoàquelelugar o nome de vale de Acor, nomequepermaneceatéhoje.
Nenhum comentário ainda.