1Masalguémentre os israelitastinhasidoinfiel em relação às coisasconsagradas. FoiAcã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá. PoisAcãdesobedeceu à ordem de destruirtudo, menos o quedeviaserreservadopara a obra do SENHOR! Eleapossou-se de algumascoisasconsagradas. A ira do SENHORestendeu-se a todo o povo de Israelporcausadisso.
2Poucodepois da destruição de Jericó, Josuémandoualgunshomens à cidade de Ai, perto de Bete-Áven, a leste de Betel, e ordenou a eles: “Vão lá paraespionar a cidade”. Elesforam e espionaram Ai.
3Quandovoltaram, prestaramesterelatório a Josué: “Não é necessárioquetodosataquem a cidade de Ai. A cidadetempoucosdefensores e bastamandardois ou trêsmilhomensparaacabarcomela! Paraquecansartodo o exército? Sãopoucos os seusmoradores!”
5Trinta e seisisraelitasforammortosdurante o ataque. Elesperseguiram os israelitasdesde a porta da cidadeaté as pedreiras, e os derrotaram na descida. E comisso o povo de Israelficouapavorado!
6EntãoJosué e os líderes de Israelrasgaram as suasroupas, lançaram-se ao chão, com o rosto em terra, e jogarampoeirasobre as cabeças, diante da arca do SENHOR, até o início da noite.
7Josuéclamou ao SENHOR: “Ó SENHORDeus! Porque o Senhorfez o seupovopassar o rioJordão? Foiparanosentregarnasmãosdosamorreus e acabarconosco? Porquenãoficamos do outrolado do rioJordão? Bemquepodíamosterficadosatisfeitoscom o que já tínhamosobtido!
9Pois os cananeus e as outrasnaçõesdestaregiãoficarãosabendo o queaconteceu, e noscercarão, nosatacarão e eliminarão o nossonome da terra. E então, o que o SENHORfará ao seugrandiosonome?”
11Israelpecou, desobedecendo às minhasordens. Tomoucoisasproibidasque eu tinhaditoquenãotomasse! E quemfezissonão só pegouaquelascoisas, masescondeu o queroubou no meio da suabagagem.
12Porisso, o povo de Israelestásendoderrotado. Porisso os guerreirosisraelitasfugiramdosseusinimigos. A naçãodesobedienteestácondenada! Nãoestareimaiscomvocêsenquantonãoacabaremcomessepecado!
13 “Coloque-se de pé! Diga ao povo: Cada um terá de se consagrar, preparando-se paraamanhã, poisassimdiz o SENHOR, o Deus de Israel: Existemcoisasproibidas no meio de vocês, ó Israel. Vocêsnãopoderãovencer os seusinimigosenquantoessepecadonãofordescoberto e resolvido.
14 “Portanto, amanhãcedovocêsvirão, triboportribo, e o SENHORvaimostrar a tribo à qualpertence o culpado. Em seguida, eleindicará o grupo de famílias. Essegrupo de famíliasvirá à frente, umafamília de cadavez; e a famíliaque o SENHORescolhervirá à frente, membropormembro.
15 E quemroubouaquiloquepertence ao SENHORserálançado no fogo, ele e tudo o que é dele, poisrompeu a aliança do SENHORcomIsrael, e trouxedesgraçasobre a nação”.
17 Os grupos de famíliasdessatribovieram à frente, e o SENHORindicou o grupo de famíliaschefiadasporZerá, famíliaporfamília, e a família de Zabdifoi a indicada.
18Josuéfez a família de Zabdivir à frente, pessoaporpessoa, e o culpadofoirevelado. EraAcã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá.
20Acãrespondeu: “Realmentepequeicontra o SENHOR, o Deus de Israel. Eu fiz o seguinte:21Quando vi, entre os despojos, umabelacapaimportada da Babilônia, doisquilos e quatrocentosgramas de prata e umabarra de ouro, pesandoseiscentosgramas, cobicei-os e nãoresisti. Pegueitudoaquilo, cavei um buraco no chão da minhatenda. Coloquei a prataporbaixo e o ouro e a capaporcima”.
22Josuémandoualgunshomensprocuraremaquelascoisas. Elescorreramaté a tenda de Acã e acharamtudoenterrado lá comoAcãhaviadito — a prataporbaixo e o restanteporcima.
24EntãoJosué e os israelitaspegaramAcã, filho de Zerá, a prata, a capa, o ouro, os filhos, as filhas, os bois, os jumentos, as ovelhas, a tenda e tudo o queeletinha, e levaram ao vale de Acor.
25Josuédisse a Acã: “Porquevocêtrouxedesgraça ao nossopovo? Agora o SENHORDeusvaitrazerdesgraça a você!” O povo de Israelapedrejou os condenados, queimou os corpos e tudo o mais.
26Depoislevantousobreele um montão de pedrasquecontinua lá atéhoje. Porissoaquelelugar é chamado de “vale de Acor” atéhoje. Assimapagou-se o furor da ira do SENHOR.
Nenhum comentário ainda.