1Entretanto, os filhos de Israelcometeramumatransgressão na coisaamaldiçoada; poisAcã, o filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou da coisaamaldiçoada, e a ira do Senhorfoiacesacontra os filhos de Israel.
2 E Josuéenviouhomens de Jericópara Ai, quefica ao lado de Bete-Áven, no ladoleste de Betel, e lhesfalou, dizendo: Subam e vejam a região. E os homenssubiram e viram Ai.
3 E elesretornaram a Josué, e lhedisseram: Nãodeixesquetodo o povosuba; masdeixaquecerca de dois ou trêsmilhomenssubam e firam Ai; e nãofaçascomquetodo o povo se fatiguepara lá; poiselessãopoucos.
5 E os homens de Ai feriramdentreeles, cerca de trinta e seishomens; poiseles os perseguiramdesde a frente da portaatéSebarim, e os feriram na descida; porisso o coração do povo se derreteu e se tornoucomoágua.
6 E Josuérasgou as suasvestes, e caiucom a face em terradiante da arca do Senhoraté o anoitecer, ele e os anciãos de Israel, e colocaram pó sobre as suascabeças.
7 E Josuédisse: Ah, ó SenhorDeus, afinal, porquetrouxesteestepovoatravés do Jordão? Paranosentregar na mãodosamorreus, paranosdestruir? QuemderaDeus, tivéssemosnoscontentado e habitado no outrolado do Jordão!
9Pois os cananeus e todos os habitantes da terraouvirãoisto, e noscercarão ao redor, e extirparão o nossonome da terra; e o que tu farásparacom o teugrandenome?
11Israelpecou e elestambémtransgrediram o meupactoquelhesordenei; poisatémesmotomaram da coisaamaldiçoada, e tambémroubaram, e dissimularam, e colocaram- na entre os seusprópriosapetrechos.
12Porisso os filhos de Israelnãoconseguiram se manter de pé diantedosseusinimigos, masviraram as suascostasdiantedosseusinimigos, porqueestavamamaldiçoados; tampoucocontinuarei eu convosco, salvo se destruirdes o amaldiçoadodentrevós.
13Levanta-te, santifica o povo e diz: Santificai- vosparaamanhã, poisassimdiz o SenhorDeus de Israel: Há umacoisaamaldiçoada no meio de ti, ó Israel, tu nãopoderás se pôr de pé diantedosteusinimigosenquantonãoretirardes a coisaamaldiçoada do meio de vós.
14Pelamanhã, portanto, vóssereistrazidossegundo as suastribos; e seráque a triboque o Senhortomarvirásegundo as suasfamílias; e a famíliaque o Senhortomarvirápelassuascasas; e a casaque o Senhortomarviráhomemporhomem.
15 E seráque, aquelequeforapanhadocom a coisaamaldiçoadaseráqueimado no fogo, ele e tudo o quepossui; poistransgrediu o pacto do Senhor, e porquepraticouloucura em Israel.
16Assim, Josuélevantou-se de manhãcedo e trouxeIsraelpelassuastribos, e a tribo de Judáfoitomada;17 e eletrouxe a família de Judá; e tomou a família de Zerá; e eletrouxe a família de Zerá, homemporhomem; e Zabdifoiapanhado;18 e eletrouxe a suacasa, homemporhomem; e Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judáfoiapanhado.
19 E Josuédisse a Acã: Filhomeu, eu te rogo, dá glória ao SenhorDeus de Israel e fazumaconfissão a ele; e me digaagora o quefizeste; não o escondas de mim.
21Quando vi entre os despojosumaboavestebabilônica, e duzentossiclos de prata, e umacunha de ouroquepesavacinquentasiclos, eu os cobicei e os apanhei; e eisqueestãoescondidos na terra, no meio da minhatenda, e a prataembaixodela.
24 E Josué, e comeletodo o Israel, tomaram a Acã, filho de Zerá, a prata, veste, a cunha de ouro, os seusfilhos, as suasfilhas, os seusbois, os seusjumentos, as suasovelhas, a suatenda e tudo o queelepossuía; e os trouxeramaté o vale de Acor.
25 E Josuédisse: Porquenosperturbaste? O Senhor te perturbaránessedia. E todo o Israel o apedrejou, e os queimaram no fogodepois de os teremapedrejado.
26 E levantaramsobreeleumagrandepilha de pedrasaté os dias de hoje. Assim o Senhor se voltou do ardor da suaira. Porisso o nomedaquelelugarfoichamadoVale de Acor, atéestedia.
Nenhum comentário ainda.