1Mas os israelitascometeramumatransgressão no caso do anátema, poisAcã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do SENHORacendeu-se contra os israelitas.
2 De JericóJosuéenvioualgunshomens a Ai, queestájunto a Bete-Áven, ao oriente de Betel. Elelhesdisse: Subi e espionai a terra. Os homenssubiram e espionaram Ai.
3Elesvoltaram a Josué e lhedisseram: Nemtodo o povodevesubir. Subamapenasunsdois ou trêsmilhomensparadestruir Ai. Nãocanses a todo o povoali, porque há poucoshabitantes.
5 E os homens de Ai mataramcerca de trinta e seisdeles e, depois de persegui-losdesde a porta da cidadeatéSebarim, derrotaram-nos na descida. Então o coração do povo se derreteu de medo e se tornoucomoágua.
6EntãoJosuérasgou as vestes e prostrou-se com o rosto em terraperante a arca do SENHORaté a tarde, ele e os anciãos de Israel; e elesjogaramterrasobre a cabeça.
7 E Josuédisse: Ah, SENHORDeus! Porquefizesteestepovoatravessar o Jordão, paranosentregaresnasmãosdosamorreus, paranosfazeresmorrer? Antestivéssemosnoscontentado em viveralém do Jordão.
12Porisso os israelitasnãopuderamsubsistirperante os seusinimigos, retrocederamdiantedeles, porque se fizeramanátema. Se nãodestruirdes o anátema do meio de vós, nãoestareimaisconvosco.
13Levanta-te, santifica o povo e dize-lhe: Santificai-vosparaamanhã, poisassimdiz o SENHOR, o Deus de Israel: O anátemaestá no meio de ti, Israel; nãopoderásresistirdiantedosteusinimigos, enquantonãotirares do meio de ti o anátema.
14Amanhãtereis de vosaproximar, segundo as vossastribos; a triboque o SENHORapontar se aproximará, famíliaporfamília; a famíliaque o SENHORapontar se aproximará, casaporcasa; e a casaque o SENHORapontar se aproximará, homemporhomem.
17Elefez a tribo de Judáaproximar-se e foiapontada a famíliadoszeraítas; fez a famíliadoszeraítasaproximar-se, homemporhomem, e foiapontadoZabdi;18 e fez a casa de Zabdiaproximar-se, homemporhomem, e foiapontadoAcã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá.
20Acãrespondeu a Josué: Na verdadepequeicontra o SENHOR, Deus de Israel. Foiisto o quefiz:21quando vi entre os despojosumaboacapababilônica, duzentossiclos de prata e umabarra de ouro do peso de cinquentasiclos, eu os cobicei e os tomei; estãoescondidos na terra, no meio da minhatenda, e a prataestádebaixo da capa.
24EntãoJosué e todo o IsraelcomelepegaramAcã, descendente de Zerá, e a prata, a capa e a barra de ouro, e os filhos e as filhasdele, bemcomoseusbois, jumentos e ovelhas, e a suatenda, e tudoquantotinha, e levaram-nos ao vale de Acor.
25 E Josuéperguntou-lhe: Porquenostrouxestedesgraça? Hoje o SENHORtrarádesgraça a ti. E todo o Israel o apedrejou; eles os queimaram no fogo e os apedrejaram.
26 E levantaramsobreele um grandemontão de pedras, quepermaneceaté o dia de hoje. E o SENHOR se afastou do ardor da suaira. Porissoatéhojeaquelelugarchama-se vale de Acor.
Nenhum comentário ainda.