1 E TRANSGREDIRAM os filhos de Israel no anátema; porqueAcãfilho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeucontra os filhos de Israel.
2Enviando, pois, Josué, de Jericó, algunshomens a Ai, queestájunto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhesdizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueleshomens, e espiaram a Ai.
3 E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Nãosubatodo o povo; subamunsdoismil, ou trêsmilhomens, a ferir a Ai; nãofatigueisali a todo o povo, porquepoucossão.
5 E os homens de Ai feriramdelesunstrinta e seis, e os perseguiramdesde a portaatéSebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornoucomoágua.
6EntãoJosuérasgou as suasvestes, e se prostrou em terrasobre o seurostoperante a arca do SENHORaté à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suascabeças.
7 E disseJosué: Ah! SenhorDEUS! Porque, comefeito, fizestepassar a estepovo o Jordão, paranosentregaresnasmãosdosamorreusparanosfazeremperecer? Antesnostivéssemoscontentado em ficaralém do Jordão!
12Porisso os filhos de Israelnãopuderamsubsistirperante os seusinimigos; viraram as costasdiantedosseusinimigos; porquantoestãoamaldiçoados; nãosereimaisconvosco, se nãodesarraigardes o anátema do meio de vós.
13Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vosparaamanhã, porqueassimdiz o SENHORDeus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diantedosteusinimigosnãopoderássuster-te, atéquetireis o anátema do meio de vós.
14Amanhã, pois, voschegareis, segundo as vossastribos; e seráque a triboque o SENHORtomar se chegará, segundo as famílias; e a famíliaque o SENHORtomar se chegaráporcasas; e a casaque o SENHORtomar se chegaráhomemporhomem.
15 E seráqueaquelequefortomadocom o anátemaseráqueimado a fogo, ele e tudoquantotiver; porquantotransgrediu a aliança do SENHOR, e fezumaloucura em Israel.
16EntãoJosué se levantou de madrugada, e fezchegar a Israel, segundo as suastribos; e a tribo de Judáfoitomada;17 E, fazendochegar a tribo de Judá, tomou a famíliadoszeraítas; e fazendochegar a famíliadoszeraítashomemporhomem, foitomadoZabdi;18 E, fazendochegar a suacasa, homemporhomem, foitomadoAcã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá.
19EntãodisseJosué a Acã: Filhomeu, dá, peço-te, glória ao SENHORDeus de Israel, e fazeconfissãoperanteele; e declara-me agora o quefizeste, não mo ocultes.
21Quando vi entre os despojosumaboacapababilônica, e duzentossiclos de prata, e umacunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eisqueestãoescondidos na terra, no meio da minhatenda, e a prataporbaixodela.
24EntãoJosué, e todo o Israelcomele, tomaram a Acãfilho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seusfilhos, e suasfilhas, e seusbois, e seusjumentos, e suasovelhas, e suatenda, e tudoquantoeletinha; e levaram-nos ao vale de Acor.
26 E levantaramsobreele um grandemontão de pedras, até o dia de hoje; assim o SENHOR se apartou do ardor da suaira; peloqueaquelelugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje.
Nenhum comentário ainda.