1Palavraquefoidita a Jeremias da parte do SENHOR:2 — Fiquejunto à porta da Casa do SENHOR e proclamealiestapalavra: “Escutem a palavra do SENHOR, todos de Judá, vocêsqueentramporestasportas, paraadorar o SENHOR.
5 — Mas, se de fatoemendarem os seuscaminhos e as suasações, se de fatopraticarem a justiça, cada um com o seupróximo;6 se nãooprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva, nemderramaremsangueinocentenestelugar, nemseguiremoutrosdeusespara o própriomal de vocês,7 eu os fareihabitarnestelugar, na terraquedeiaospais de vocês, desde os temposantigos e parasempre.
9 O que é isso? Vocêsroubam, matam, cometemadultério e juramfalsamente, queimamincenso a Baal e seguemoutrosdeusesquevocêsnãoconheciam no passado,10 e depoisvêm e se põemdiante de mimnestetemploque se chamapelomeunome, e dizem: “Estamossalvos!” Sim, só paracontinuarem a praticaressasabominações!
12 — Masvãoagora ao meulugarqueestava em Siló, onde, no princípio, fizhabitar o meunome, e vejam o quelhefiz, porcausa da maldade do meupovo de Israel.
13Agora, vistoquevocêsfazemtodasestasobras, diz o SENHOR, e eu faleimuitas e muitasvezes, masvocêsnão me ouviram, chamei, masvocêsnão me responderam,14fareitambémcomestetemploque se chamapelomeunome, no qualvocêsconfiam, e comestelugar, quedei a vocês e aosseuspais, o mesmoquefizcomSiló.
18 Os filhosapanham a lenha, os paisacendem o fogo e as mulheresamassam a farinha, para se fazerembolos à RainhadosCéus. Tambémoferecemlibações a outrosdeuses, para me provocarem à ira.
20 — Portanto, assimdiz o SENHORDeus: Eisque a minhaira e o meufuror se derramarãosobreestelugar, sobre as pessoas e sobre os animais, sobre as árvores do campo e sobre os frutos da terra. A minhairaqueimarácomo um fogo e não se apagará.
23Mas o quelhesordeneifoiisto: “Deemouvidos à minhavoz, e eu serei o seuDeus, e vocêsserão o meupovo. Andem em todo o caminhoque eu lhesordeno, paraquetudolhes vá bem.”
25Desde o dia em que os pais de vocêssaíram da terra do Egitoatéhoje, muitas e muitasvezes, todos os dias, eu lhesenvieitodos os meusservos, os profetas.
28Entãovocêlhesdirá: “Esta é a naçãoquenão dá ouvidos à voz do SENHOR, seuDeus, e nãoaceita a disciplina. A verdadedesapareceu; foieliminada da suaboca.”
29 “Corte os seuscabelosconsagrados, ó Jerusalém, e jogue-os fora. Comece a prantearsobre o altodosmontes, porque o SENHORrejeitou e abandonou a geraçãoque é objeto do seufuror.”
30 — Porque os filhos de Judáfizeram o queeramauaosmeusolhos, diz o SENHOR. Puseram os seusídolosabomináveis no temploque se chamapelomeunome, para o contaminarem.
31Edificaram os altos de Tofete, no vale de Ben-Hinom, paraqueimarem em sacrifício os seusfilhos e as suasfilhas, algoquenuncaordenei, nem me passoupelamente.
32Portanto, eisquevirãodias, diz o SENHOR, em que já não se chamaráTofete, nemvale de Ben-Hinom, mas o vale da Matança. Os mortosserãosepultados em Tofetepornãohaveroutrolugar.
Nenhum comentário ainda.