1 A palavraquefoidita a JeremiaspeloSENHOR, dizendo:2Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e proclamaaliestapalavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós os queentraisporestasportas, paraadorardes ao SENHOR.
5Mas, se deverasmelhorardes os vossoscaminhos e as vossasobras, se deverasfizerdesjuízoentre um homem e entre o seucompanheiro,6 se nãooprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nemderramardessangueinocentenestelugar, nemandardesapósoutrosdeusesparavossoprópriomal,7 eu vosfareihabitarnestelugar, na terraquedei a vossospais, de século em século.
9Furtareisvós, e matareis, e cometereisadultério, e jurareisfalsamente, e queimareisincenso a Baal, e andareisapósoutrosdeusesquenãoconhecestes,10 e entãovireis, e vosporeisdiante de mimnestacasa, que se chamapelomeunome, e direis: Somoslivres, podemosfazertodasestasabominações?
13Agora, pois, porquantofazeistodasestasobras, diz o SENHOR, e eu vosfalei, madrugando e falando, e nãoouvistes, chamei-vos, e nãorespondestes,14fareitambém a estacasa, que se chamapelomeunome, na qualconfiais, e a estelugar, quevosdei a vós e a vossospais, comofiz a Siló.
18 Os filhosapanham a lenha, e os paisacendem o fogo, e as mulheresamassam a farinha, parafazerembolos à deusachamadaRainhadosCéus, e oferecemlibações a outrosdeuses, para me provocarem à ira.
20Portanto, assimdiz o SenhorJEOVÁ: Eisque a minhaira e o meufuror se derramarãosobreestelugar, e sobre os homens, e sobre os animais, e sobre as árvores do campo, e sobre os frutos da terra; e acender-se-á e não se apagará.
23Masistolhesordenei, dizendo: Daiouvidos à minhavoz, e eu serei o vossoDeus, e vóssereis o meupovo; e andai em todo o caminhoque eu vosmandar, paraquevos vá bem.
29Corta o cabelo da tuacabeça, e lança-o fora, e levanta o teuprantosobre as alturas; porque já o SENHORrejeitou e desamparou a geração do seufuror;30porque os filhos de Judáfizeram o queeramalaosmeusolhos, diz o SENHOR; puseram as suasabominações na casaque se chamapelomeunome, para a contaminarem.
31 E edificaram os altos de Tofete, queestá no vale do filho de Hinom, paraqueimarem a seusfilhos e a suasfilhas; o quenuncaordenei, nem me subiu ao coração.
32Portanto, eisquevêmdias, diz o SENHOR, em quenunca se chamarámaisTofete, nemvale do filho de Hinom, mas o vale da Matança; e enterrarão em Tofete, pornãohavermaislugar.
34 E fareicessarnascidades de Judá e nasruas de Jerusalém a voz de folguedo, e a voz de alegria, e a voz de esposo, e a voz de esposa; porque a terra se tornará em desolação.
Nenhum comentário ainda.