1Maisumavez eu recebiumamensagem do SENHOR:2 “Filho do homem, assimdiz o Soberano, o SENHORDeus, à terra de Israel! O fimestá se aproximando; a destruiçãovemsobreIsrael, dosquatrocantos da terra.
3Estáchegando a hora da suadestruição! Lançareisobrevocê a minhaira! Eu julgareiIsraelportodos os seusmauscaminhos, e darei o castigojustoportodapráticaimoral.
4 O meuolharnãoserá de amor, mas de vingança; nãoterei a menorpiedade. Darei a Israel a recompensamerecidapelosseuspecados; cobrarei de vocês a suahorrívelidolatria. Assimvocêssaberãoque eu sou o SENHOR”.
7 Já estádespontando o dia de suadestruição, ó Israel. Estáchegando a hora, o diaestá se aproximando. Em vez da alegriadasfestasimoraisdosfalsosdeuses, haverálágrimas de tristeza e dor no altodosseusmontes!
9 O meuolharnãoserá de amor, mas de vingança; nãoterei a menorpiedade. Vocêsserãocastigadoscomjustiçaportodos os seusmauscaminhos; punireivocêsporseushorríveispecados. Assim, vocêssaberãoque eu sou o SENHOR.
11 A violênciadospoderososvaicairsobreelesmesmos. Nenhumdesseshomensricos e orgulhososvaiescapar. Suasfortunasserãodestruídas; as vantagensqueelescontavamdesaparecerão! Ninguémvai se importarcom a mortedessagente, ninguémvaichorarporeles.
12 “Estáchegando, estáchegando o tempo do castigo! Quemcomprarnão se alegre, pensandoquefez um grandenegócio. Quemfoiobrigado a vender, nãofiquetristepensandoqueteveprejuízo. A ira de Deuscairáigualmentesobretodos.
13Mesmoque a vida do comerciantesejapoupada, elenãoviverá o suficientepararecuperaraquiloquevendeu. A ameaça de Deuscontra o povo de Israelserácumprida; todosvãoserdestruídos. Os mausnãocontinuarão a viver.
14 As trombetasforamtocadasparaconvocar o exército! As armasforampreparadas, masnenhumsoldadoapareceupara a guerra, porque a minhairaestásobretodo o povo de Israel.
15Foradascidadesestá o inimigo; dentrodascidadesestão a fome e a doença. Quemandapelocampo é mortopelosinimigos, quemfica na cidadeserádevoradopelafome ou peladoença.
18Eles se vestirão de panos de saco e ficarãocompletamentedominadospelomedo e pelavergonha. Rasparão as cabeças em sinal de sofrimento e profundatristeza.
19 No dia do castigo, elesjogarãofora a prata e o ouro, como se fossemcoisaimpura. Suaprata e seuouronãopoderãolivrar o meupovo da ira do SENHOR e nãoserãocapazes de encher os seusestômagos e matar a suafome. E foiexatamenteporamor às riquezasqueelesmergulharam no pecado e na maldade.
20Com as riquezasque eu lhesdei, elesfabricaramjoiasparaorgulhopróprio e depoisfizeramídolosrepugnantes, imagensdetestáveis. Foiporissoqueessascoisas se tornaram em algoimpuroparaeles.
21 Os tesourosserãotomadospelosinimigosque os tratarãocomo se fossemumacoisaimunda; paraeles, os ídolos de Israelnãopassam de pedaços de ouro e prataconquistados na batalha.
22Elesentrarão no meutemplo, mas eu nãodareiimportânciaquandoprofanarem o lugarsanto; tomarãopara si os tesouros do templo, e deixarão em ruínas a minhacasa.
26 As desgraçasvirãoumaatrás da outra; os boatostambém. Elesprocurarão um profetaparalhesdarorientação, masnãovãoencontrar. Os sacerdotesnãosaberãocomoaplicar as leis, e os sábiosperderãosuasabedoria.
27 O rei e as autoridadeschorarão de desespero e medo, e todo o povoficaráapavoradoporque eu lhesdarei o justocastigopelosseuspecados. Elesmesmos, comsuasações, pediramessecastigo. Assimsaberãoque eu sou o SENHOR”.
Nenhum comentário ainda.