1 — Quando o SENHOR, seuDeus, os levarpara a terraquevocêsvãopossuir, e tiverexpulsadomuitasnações de diante de vocês: os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus — setenaçõesmaisnumerosas e maispoderosas do quevocês;2 e, quando o SENHOR, seuDeus, as tiverentreguenasmãos de vocês, paraque as ataquem, vocêsdevemdestruí-lastotalmente. Nãofaçamaliançacomessasnações, nemtenhampiedadedelas.
3Nãocasemcompessoasdessasnações; nãodeem as suasfilhasaosfilhosdessagente, nemtomem as filhasdelespara os filhos de vocês,4poiselaslevariam os filhos de vocês a se desviar de mim, paraqueservissemoutrosdeuses. Assim, a ira do SENHOR se acenderiacontravocês e depressaele os destruiria.
5Mas o quevocêsdevemfazer é derrubar os altaresdessasnações, quebrar as suascolunassagradas, cortar os postes da deusaAserá e queimar as suasimagens de escultura.
6 — Porquevocêssãopovosantopara o SENHOR, seuDeus. O SENHOR, seuDeus, os escolheu, paraque, de todos os povosque há sobre a terra, vocêsfossem o seupovopróprio.
8Masporque o SENHOR os amava e, paracumprir o juramentoquetinhafeitoaospais de vocês, o SENHOR os tiroucommãopoderosa e os resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.
9Portanto, saibamque o SENHOR, seuDeus, é Deus; ele é o Deusfiel, queguarda a aliança e a misericórdiaatémilgeraçõesaosque o amam e cumprem os seusmandamentos.
12 — Portanto, se vocêsderemouvidos a estesjuízos, e os guardarem e cumprirem, o SENHOR, seuDeus, guardará a aliança e a misericórdiaprometidasobjuramentoaosseuspais.
13Ele os amará, os abençoará e farácomquevocês se multipliquem. Tambémabençoará os filhos de vocês, o fruto da terra, o cereal, o vinho, o azeite e as criasdasvacas e dasovelhas, na terraqueprometeudar a vocês, conforme o juramentoquefezaosseuspais.
15 O SENHORafastará de vocêstodaenfermidade; nãoporásobrevocêsnenhumadasterríveisdoençasdosegípcios, quevocêsconheceramtãobem; pelocontrário, ele as porásobretodos os que os odeiam.
16Vocêsdevemdestruirtodos os povosque o SENHOR, seuDeus, entregarnasmãos de vocês. Nãotenhampiedadedeles, nemadorem os seusdeuses, poisissoseriaumaarmadilhaparavocês.
19Lembrem-se dasgrandesprovasquevocêsviramcom os seusprópriosolhos, dossinais, dasmaravilhas, da mãopoderosa e do braçoestendido, comque o SENHOR, seuDeus, os tirou do Egito; assim o SENHOR, seuDeus, farácomtodos os povos, dosquaisvocêsestãocommedo.
22 O SENHOR, seuDeus, expulsaráestasnações, pouco a pouco, de diante de vocês. Vocêsnãopoderãodestruí-lastodas de uma só vez, paraque as feras do camponão se multipliquemcontravocês.
24Entregarátambémnasmãos de vocês os reisdessasnações, paraquevocêsapaguem o nomedeles da face da terra; ninguémpoderáresistir a vocês, atéque os destruam.
25Queimem as imagens de esculturadosdeusesdessespovos. Nãocobicem a prata e o ouroqueestãosobreessasimagens, nemfiquemcomissoparavocês, paraquenãosejamumaarmadilhaparavocês; poissãoabominação ao SENHOR, seuDeus.
26Nãolevemnenhumacoisaabominávelparacasa, paraquevocêsnãosejamamaldiçoadosjuntamentecomela; pelocontrário, devem, de todo, detestar e abominaressacoisa, pois é amaldiçoada.
Nenhum comentário ainda.