1Certanoite, durante o primeiroano do reinado de Belsazar, rei da Babilônia, Danielteve um sonho, trazendovisões à suamente, estandoeledeitado em suacama. Eleescreveu o queviu, e aquiestá a suavisão:2 “No meusonho, vi umagrandetempestade no mar, os ventossoprando de todos os lados.
4 O primeiroparecia um leão, mastinhaasas de águia! Eu continuei a olharparaele e vi que as asasforamarrancadas. Elenãopodiamaisvoar, mas se levantoucomo um homem e ganhouumamentehumana.
5 “O segundoanimalparecia um urso, comumadaspataslevantada, prontoparaatacar. Na suabocahaviatrêscostelas, e eu ouviumavozdizendo ao animal: ‘Levante-se! Mate e coma o quantopuder!’
6 “O terceirodessesanimaisestranhosparecia um leopardo, mastinhaquatroasascomo as de avenascostas; alémdisso, tinhaquatrocabeças! Esseanimalrecebeu um grandepodersobre o mundo.
7 “Enquantocontinuava a sonhar à noite, um quartoanimalapareceusaindo de dentro do mar, muitoforte, terrível e assustador! Esseanimaltinhadentes de ferro; antes de comeralgumacoisa, rasgava-a em pedaçoscom os dentes. O queelenãocomia, pisava e esmagavacom os pés. Eleeramuitomaisferozque os outrostrêsanimais e tinhadezchifres.
8 “Comecei a prestaratençãonoschifres e, de repente, apareceuoutropequenochifreentreeles. Trêschifresforamarrancadosparadarlugar ao pequeno, quetinhaolhos de homem e umabocaquefalavacomarrogância.
9 “Continuei a olhar e vi unstronossendocolocados. Numdelesassentou-se um ancião, aquelequesempreexistiu. A suaroupaerabrancacomo a neve e o seucabeloerabrancocomo a lã. Eleestavasentadonumtrono de fogoque se moviasobrerodastambémfeitas de fogo.
10Defrontedelenascia e corria um rio de fogo. Milhares de milhares de anjos o serviam e milhões de milhõesestavamdiantedele. O tribunal do julgamentofoiinstalado e os livrosforamabertos.
11 “Continueiolhando e vi que o quartoanimal, tãoviolento, cujochifrepequenofalavapalavrasarrogantes, foimorto, e o seucorpofoientregueparaserqueimado.
13 “Depoisdisso, em umavisão à noite, vi alguémsemelhante a um filho do homemchegarvindo no meiodasnuvens do céu. Aproximou-se do ancião e foiapresentado a ele.
14Elerecebeuautoridade, glória e poderparadominartodas as nações do mundo. Todos os homens, de todos os povos, nações e raçasdeviamobedecer-lhe. O poderqueelerecebeu é eterno — nuncaterminará. O seureinojamaisserádestruído.
16Porisso, me aproximei de um dosqueestavamperto do trono e perguntei o quesignificavatudoaquiloque eu tinhavisto. “Entãoele me explicou:17 ‘Essesquatrograndesanimaisrepresentamquatroreisquevãodominar a terra.
19 “Então eu queriasaberacercadaquelequartoanimal, feroz e violento, quetinhadentes de ferro e unhas de bronze, o animalquedespedaçava e devoravasuasvítimas e queesmagavacom as patasaquiloquesobrava.
20Pergunteitambémsobreaquelesdezchifres. Alémdisso, quissabersobre o pequenochifrequeapareceudepois e destruiutrêsdosdez — o chifrequetinhaolhos e falavacommuitaarrogância, quepareciasermaisforteque os outrosdez.
21Enquanto eu olhava, vi aquelepequenochifrelutarcontra os santos e os vencia,22atéque o anciãoinstalou o seutribunal e fezjustiçaaosolhos do DeusAltíssimo, dando a eles o governo de toda a terra.
23 “Entãoele me respondeu: ‘O quartoanimal é o quartoreinoquedominará a terra. Eleserámuitomaisviolentoque os outros. Vaidevorar a terrainteira, destruindotudo o queestiver em seucaminho.
24 Os dezchifresdesseanimalsãodezreisquevãoaparecerdesseimpério. Então, vaientrar em cena um outrorei, aindamaiscruelque os outrosdez. Elevaidestruirtrêsdosdezreis.
25Vaidesafiar o DeusAltíssimo e maltratar os seussantoscomperseguições e tentarámudartodas as leis, os costumesdospovos e os padrõesmorais. Durantetrêsanos e meio, fará o quebementendercom o povo de Deus.
27Entãotodas as nações da terracomtodas as suasriquezas e glóriasserãodadasaossantos, o povo do DeusAltíssimo. O reinodeleserá um reinoeterno, e todos os reis e povos o servirão’.
Nenhum comentário ainda.