1 O SENHORdiz: “O céu é o meutrono, e a terra é o estradoondedescanso os meuspés. Quetipo de casavocêspoderiamconstruirparamim? Comoconseguiriamconstruir um lugaronde eu pudessemorar?
3Porém há pessoasquematam um touropara o oferecer em sacrifício e matamtambém um homem; há pessoasquematamumaovelhacomosacrifício e matamtambém um cachorro; há pessoasque me oferecemcereais e me oferecemtambémsangue de porco; há pessoasquequeimamincenso a mim e tambémadoramumaimagem. Essaspessoasresolveramfazer o quequerem e têmprazernassuasaçõesnojentas.
4Porisso, eu decidifazê-lassofrer e resolvidescarregarsobreelas os castigos de queelastêmmedo. Pois eu chamei, masninguémrespondeu; falei, masninguém me deuatenção. Pelocontrário, fizeram o que me desagrada, escolheramcoisasque me aborrecem.”
5Todos os quetemem e obedecem ao SENHOR, escutem as suaspalavras. O SENHORdiz a vocês: “Os seuspatrícios os odeiam e nãoqueremsaber de vocêsporquevocêssãofiéis a mim. Eleslhesdizem: ‘Que o SENHORvenhasalvá-losparaquepossamos vê-losalegres!’ Poisessaspessoasvãoficarenvergonhadas.
8Quem já ouviufalar de umacoisaassim? Quem já viuissoacontecer? Poisseráque um paíspodenascernumdia só? Umanaçãoapareceassimnuminstante? MasfoiistomesmoqueaconteceucomSião: assimquesentiudores de parto, eladeu à luz os seusfilhos.
12Pois eu, o SENHOR, prometo a Jerusalémquefareicomque a prosperidadevenhacomo um rio e comque as riquezasdasnaçõesvenham a elacomo se fossemumaenchente. EntãoJerusalémserácomoumamãe; elalhesdará de mamar, carregarávocêsnosbraços e no colo os abraçarácomcarinho.
14Quandoviremissoacontecer, vocêsficarãocontentes e terãonovasforças, comoumaplantaquecresceviçosa. Vocêsficarãosabendoque eu, o SENHOR, cuidodosmeusservos, mas, quandoficoirado, castigo os meusinimigos.”
15 O SENHORDeusvirá no meio do fogo; os seuscarros de guerrasãocomoumaforteventania; elevirádescarregarsobre os inimigos a suairafuriosa e as chamas de fogo do seucastigo.
17 O SENHORdiz: — Existempessoasque se purificamcomcerimôniasreligiosasparaentrarnosjardinssagradosjuntocom o sacerdotequevai no meiodelas. Alémdisso, essaspessoascomemcarne de porco, ratos e outrascomidasimpuras. Elasserãomortas,18pois eu sei o queelasfazem e o quepensam. — Eu vireiparaajuntartodas as nações e todos os povos. Elesvirão e verão o brilho da minhaglória.
19 Eu porei no meiodeles um sinal da minhaautoridade. E, dosqueficaremvivosdepois do meujulgamento, enviareialgunspara as naçõesmaisdistantes, ondenunca se ouviufalar da minhafama, nemfoivisto o meupoder. Eu os enviareiaté a Espanha, a Líbia e a Lídia, paísesonde há ótimosatiradores de flechas; irãotambémparaTubal e para a Grécia. Em todasessasnações, elesanunciarão o meugrandepoder.
20 E trarão de voltatodos os patrícios de vocêscomoumaofertaparamim. Elesvirãoaté o meumontesanto em Jerusalémmontados em cavalos, mulas e camelos e trazidos em carretas e carroças. Essesseuspatríciosserãooferecidos a mimassimcomo os israelitastrazem ao Templo as suasofertas de cereais em vasilhaspuras.
22 O SENHORDeusdiz: “Assimcomo o novocéu e a novaterraque eu voucriardurarãoparasemprepelomeupoder, assimtambémdurarão os nomes de vocês, e vocêssempreterãodescendentes.
24Depois, sairão da cidade e verão os corposdaquelesqueforammortosporterem se revoltadocontramim. Os vermesque os devoramnuncamorrerão, e o fogoque os queimanunca se apagará. Todosterãonojodeles. Eu, o SENHOR, falei”.
Nenhum comentário ainda.