1Guardai-vos, nãofaçais as vossasboasobrasdiantedoshomens, paraserdesvistosporeles; de outrasorte, nãotendesrecompensajunto de vossoPai, queestánoscéus.
2Quando, pois, deresesmola, nãofaçastocar a trombetadiante de ti, comofazem os hipócritasnassinagogas e nasruas, paraseremhonradosdoshomens; em verdadevosdigoque já receberam a suarecompensa.
3 Tu, porém, quandodásesmola, nãosaiba a tuamãoesquerda o quefaz a tuadireita,4paraque a tuaesmolafique em secreto; e teuPai, que vê em secreto, te retribuirá.
5Quandoorardes, nãosejaiscomo os hipócritas; porqueelesgostam de orar em pé nassinagogas e noscantosdasruas, paraseremvistosdoshomens; em verdadevosdigoque já receberam a suarecompensa.
9Portanto, oraivósdestemodo: Painosso, queestásnoscéus; santificadoseja o teunome;10venha o teureino; sejafeita a tuavontade, assim na terracomo no céu.
11 O pãonosso de cadadianos dá hoje;12 e perdoa-nos as nossasdívidas, assimcomonóstambémtemosperdoadoaosnossosdevedores;13 e nãonosdeixescair em tentação, maslivra-nos do mal.
14Pois, se perdoardesaoshomens as suasofensas, tambémvossoPaicelestialvosperdoará;15mas, se nãoperdoardesaoshomens, tãopoucovossoPaiperdoará as vossasofensas.
16Quandojejuardes, nãotomeis um ar triste, como os hipócritas; porqueelesdesfiguram os seusrostos, parafazerveraoshomensqueestãojejuando; em verdadevosdigoque já receberam a suarecompensa.
17 Tu, porém, quandojejuas, unge a cabeça e lava o rosto,18paranãomostraraoshomensquejejuas, massomente a teuPai, queestá em secreto; e teuPai, que vê em secreto, te retribuirá.
19Nãoajunteisparavóstesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem e onde os ladrõespenetram e roubam;20masajuntaiparavóstesouros no céu, ondenem a traçanem a ferrugem os consomem e onde os ladrõesnãopenetram, nemroubam;21porqueondeestá o teutesouro, aí estarátambém o teucoração.
22 A candeia do corposão os olhos. Se estes, pois, foremsimples, todo o teucorposeráluminoso;23mas, se foremmaus, todo o teucorpoficará às escuras. Se, portanto, a luzque há em ti sãotrevas, quãodensassão as trevas!
24Ninguémpodeservir a doissenhores; pois ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou há de unir-se a um e desprezar ao outro. Nãopodeisservir a Deus e às riquezas.
25Porisso, vosdigo: Nãoandeiscuidadosos da vossavida, peloquehaveis de comer ou beber, nem do vossocorpo, peloquehaveis de vestir; não é a vidamaisque o alimento, e o corpo, maisque o vestido?
28Porqueandaisansiosospeloquehaveis de vestir? Consideraicomocrescem os lírios do campo: elesnãotrabalhamnemfiam,29contudovosdigoquenemSalomão em toda a suaglória se vestiucomo um deles.
Nenhum comentário ainda.