3TendoIsraelfeito as suassemeaduras, subiamcontraele os midianitas, os amalequitas e os filhos do Oriente;4 e, acampando-se, destruíram as novidades da terraaté a vizinhança de Gaza, e nadadeixavam em Israelparasustentar a vida, nemovelhas, nembois, nemjumentos.
5Poiselessubiamcom os seusgados e tendas, e vinhamtantoelescomo os seuscamelos em multidãoinumerávelcomogafanhotos; e entravam na terrapara a destruir.
7Quando os filhos de Israelclamaram a Jeováporcausa de Midiã,8mandou-lhesele um profeta, quelhesdisse: AssimdizJeová, Deus de Israel: Eu vosfizsubir do Egito e vostirei da casa da servidão;9 e voslivreidasmãosdosegípcios, e de todos os quevosoprimiam, e os desapossei de diante de vós e dei-vos a suaterra.
11Veio o Anjo de Jeová, e sentou-se debaixo do terebintoqueestava em Ofra e pertencia a Joás, abiezrita, cujofilhoGideãoestavamalhandotrigo no lagar, para o esconderdosmidianitas.
13Respondeu-lheGideão: Ó senhormeu, se Jeová é conosco, porque, então, nostemsucedidotudoisto? Ondeestãotodas as suasobrasmaravilhosas, de quenosfalaramnossospais, dizendo: NãonosfezJeovásubir do Egito? Porém, agora, elenosdesamparou e nosentregounasmãos de Midiã.
19Gideãoentrou, e preparou um cabrito, e fezdumefa de farinhabolosasmos; pôs a carnenumcesto, e o caldo, numapanela, e trouxe-lhetudoparadebaixo do terebinto, e lhoapresentou.
21Estendeu o Anjo de Jeová a ponta da varaquetinha na mão, e tocou a carne e os bolosasmos; da rochasubiufogo e consumiu a carne e os bolosasmos; e o anjo de Jeovádesapareceu-lhedosolhos.
25NaquelanoitelhedisseJeová: Toma o touro de teupai, a saber, o segundotouro de seteanos, e derruba o altar de Baal, que é de teupai, e corta a Aseráqueestájunto ao altar.
26Edifica um altar a Jeová, teuDeus, no cumedestelugarforte, na formadevida, toma o segundotouro, e oferece um holocausto, usando da lenha da Aseráquecortarás.
27Gideãotomoudezdosseusservos e fezsegundoJeoválhefalara; mas, porquetevemedo da casa de seupai e doshomens da cidade, não o fez de dia, fê-lo de noite.
28Levantando-se os homens da cidade de madrugada, eisqueestava o altar de Baalderrubado, cortada a Aseráqueestavajunto a ele e oferecido o segundotourosobre o altarquehaviasidoedificado.
31RespondeuJoás a todos os que se puseramcontraele: PleiteareisvósporBaal? Ou salvá-lo-eisvós? (Quempleitearporeleserámortoaindaestamanhã.) Se ele é deus, pleiteiepor si mesmo, porquealguémderrubou o seualtar.
35Envioumensageirosportoda a tribo de Manassés, que se congregouapósele; envioutambémmensageiros a Aser, a Zebulom e a Naftali, quelhessaíram ao encontro.
36DisseGideão a Deus: Se tu hás de livrar a Israelporminhamão, comodisseste,37eisqueporei eu um velo de lã na eira: se o orvalhoestiver só no velo, e toda a terraficarseca, conhecereiquehás de livrar a Israelporminhamão, comodisseste.
39DissemaisGideão a Deus: Não se acenda a tuairacontramim, e só falareimaisumavez. Permiteque eu faça a provaaindaestavezcom o velo; rogo-te que só o veloestejaseco, e quehajaorvalhosobre a terratoda.
Nenhum comentário ainda.