2 Os midianitasprevaleceramcontraIsrael. E, porcausadosmidianitas, os filhos de Israelfizerampara si as covasqueestãonosmontes, as cavernas e as fortificações.
5Poisvinhamcom o seugado e as suastendas, comoumanuvem de gafanhotos. Eramtantos, quenão se podiamcontar, nem a elesnemaosseuscamelos; e entravam na terrapara a destruir.
7Quando os filhos de Israelclamaram ao SENHORporcausadosmidianitas,8 o SENHORlhesenviou um profeta, quelhesdisse: — Assimdiz o SENHOR, Deus de Israel: “Eu tireivocês do Egito, da casa da servidão.
11Então o Anjo do SENHORveio e sentou-se debaixo do carvalhoqueestá em Ofra, quepertencia a Joás, da família de Abiezer. Gideão, filho de Joás, estavamalhando o trigo no lagar, para o pôr a salvodosmidianitas.
13Gideãorespondeu: — Ah! Meusenhor! Se o SENHORDeusestáconosco, porquenosaconteceutudoisto? E ondeestãotodas as suasmaravilhasque os nossospaisnoscontaram? Elesdisseram: “O SENHORnostirou do Egito!” Porém, agora, o SENHORnosabandonou e nosentregounasmãosdosmidianitas.
19Gideãoentrou em casa, preparou um cabrito e fezpãessemfermentocomvintelitros de farinha. Pôs a carnenumcesto, e o caldo, numapanela. Depois, trouxetudoatédebaixo do carvalho e o entregou ao Anjo.
21Então o Anjo do SENHORestendeu a ponta do cajadoquetrazia na mão e tocou a carne e os pãessemfermento. Saiufogo da rocha e queimou a carne e os pães. E o Anjo do SENHORdesapareceu da presençadele.
24EntãoGideãoedificouali um altar ao SENHOR e lhedeu o nome de “O SENHOR É Paz”. Até o dia de hojeessealtarestá em Ofra, quepertence à família de Abiezer.
25Naquelamesmanoite, o SENHORdisse a Gideão: — Leve o touroquepertence a seupai, a saber, o segundotouro de seteanos, e derrube o altar de Baalque é do seupai, e corte o poste da deusaAseráqueestájunto ao altar.
26 No altodesselugarfortificadofaçapara o SENHOR, seuDeus, um altar em camadas de pedra. Depois, pegue o segundotouro e ofereça-o em holocaustocom a lenha do poste da deusaAseráquevocêirácortar.
27EntãoGideãolevoudezhomensdosseusservos e fezcomo o SENHORlhehaviafalado. Mas, porquetevemedo da casa de seupai e doshomensdaquelacidade, não o fez de dia, mas de noite.
28 De madrugada, quando os homensdaquelacidade se levantaram, eisque o altar de Baalestavaderrubado, e o poste da deusaAseráqueestavajuntodele, cortado; e o referidosegundotourotinhasidooferecido no altarquehaviasidoedificado.
30Então os homensdaquelacidadedisseram a Joás: — Traga o seufilhoparafora, paraquesejamorto, poisderrubou o altar de Baal e cortou o poste da deusaAseráqueestavajuntodele.
31PorémJoásdisse a todos os que se puseramcontraele: — Vocêsqueremdefender a causa de Baal? Vocêsqueremlivrá-lo? Quemdefender a causadeleserámortoaindaestamanhã. Se ele é deus, quedefenda a si mesmo; afinal, derrubaram o seualtar.
35Envioumensageirosportoda a tribo de Manassés, quetambémfoiconvocada a segui-lo. Enviouaindamensageiros a Aser, a Zebulom e a Naftali, queforam se encontrarcomele.
36EntãoGideão se dirigiu a Deus, dizendo: — Se realmentequereslivrarIsraelporminhamão, comodisseste,37eisque eu poreiumaporção de lã na eira. Se o orvalhoestiversomentenela, e a terra ao redorestiverseca, entãosabereiqueiráslivrarIsraelpormeio de mim, comodisseste.
39Gideão se dirigiu a Deusmaisumavez, dizendo: — Não se acendacontramim a tuaira, se eu falarsomentemaisestavez. Peço-te que me deixesfazermaisumaprovacom a lã: quedestavez só a lã estejaseca, e quehajaorvalho na terra ao redordela.
Nenhum comentário ainda.