2Prevalecia, pois, a mão de MidiãsobreIsrael e, porcausa de Midiã, fizeram os filhos de Israelpara si as covasqueestãonosmontes, as cavernas e as fortalezas.
3Porquesucediaque, havendoIsraelsemeado, subiamcontraele os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente;4 e, acampando-se contraele, destruíam o produto da terraatéchegarem a Gaza, e nãodeixavammantimento em Israel, nemovelhas, nembois, nemjumentos.
5Porquesubiamcom os seusrebanhos e tendas; vinham em multidão, comogafanhotos; tantoelescomo os seuscameloseraminumeráveis; e entravam na terra, para a destruir.
7 E sucedeuque, clamandoeles ao Senhorporcausadosmidianitas,8enviou-lhes o Senhor um profeta, quelhesdisse: Assimdiz o Senhor, Deus de Israel: Do Egito eu vosfizsubir, e vostirei da casa da servidão;9livrei-vos da mãodosegípcios, e da mão de todosquantosvosoprimiam, e os expulsei de diante de vós, e a vósvosdei a suaterra.
11Então o anjo do Senhorveio, e sentou-se debaixo do carvalhoqueestava em Ofra e quepertencia a Joás, abiezrita, cujofilhoGideãoestavamalhando o trigo no lagarpara o esconderdosmidianitas.
13Gideãolherespondeu: Ai, senhormeu, se o Senhor é conosco, porquetudonossobreveio? e ondeestãotodas as suasmaravilhasquenossospaisnoscontaram, dizendo: Nãonosfez o Senhorsubir do Egito? Agora, porém, o Senhornosdesamparou, e nosentregou na mão de Midiã.
19Entrou, pois, Gideão, preparou um cabrito e fez, comuma e efa de farinha, bolosázimos; pôs a carnenumcesto e o caldonumapanela e, trazendoparadebaixo do carvalho, lhoapresentou.
21 E o anjo do Senhorestendeu a ponta do cajadoquetinha na mão, e tocou a carne e os bolosázimos; entãosubiufogo da rocha, e consumiu a carne e os bolosázimos; e o anjo do Senhordesapareceu-lhe da vista.
25Naquelamesmanoite, disse o Senhor a Gidão: Toma um dosbois de teupai, a saber, o segundoboi de seteanos, e derriba o altar de Baal, que é de teupai, e corta a aseraqueestá ao pé dele.
26Edifica ao SenhorteuDeus um altar no cumedestelugarforte, na formadevida; toma o segundoboi, e o oferece em holocausto, com a lenha da aseraquecortares27EntãoGideãotomoudezhomensdentre os seusservos, e fezcomo o Senhorlhedissera; porém, temendoele a casa de seupai e os homensdaquelacidade, não o fez de dia, mas de noite.
28Levantando-se, pois, os homensdaquelacidade, de madrugada, eisqueestava o altar de Baalderribado, cortada a aseraqueestivera ao pé dele, e o segundoboioferecido no altarqueforaedificado.
30Então os homensdaquelacidadedisseram a Joás: Tiraparaforateufilho, paraquemorra, porquederribou o altar de Baal e cortou a aseraqueestava ao pé dele.
31Joás, porém, disse a todos os que se puseramcontraele: ContendereisvósporBaal? livrá-lo-eisvós? Qualquerqueporelecontender, aindaestamanhãserámorto; se ele é deus, por si mesmocontenda, poisfoiderribado o seualtar.
35 E envioumensageirosportoda a tribo de Manassés, quetambém se ajuntouapósele; e aindaenvioumensageiros a Aser, a Zebulom e a Naftali, quelhesaíram ao encontro.
36DisseGideão a Deus: Se hás de livrar a Israelporminhamão, comodisseste,37eisque eu porei um velo de lã na eira; se o orvalhoestiversomente no velo, e toda a terraficarenxuta, entãoconhecereiquehás de livrar a Israelporminhamão, comodisseste.
39DissemaisGideão a Deus: Não se acendacontramim a tuaira se aindafalar só estavez. Permiteque só maisestavez eu façaprovacom o velo; rogo-te que só o velofiqueenxuto, e em toda a terrahajaorvalho.
Nenhum comentário ainda.