4Salomãodisse: — Benditoseja o SENHOR, o Deus de Israel, quefaloupessoalmentecomDavi, meupai, e peloseupodercumpriu o queprometeu, dizendo:5 “Desde o dia em quetirei o meupovo da terra do Egito, nãoescolhicidadealguma de todas as tribos de Israel, paraedificar um templo a fim de aliestabelecer o meunome, nemescolhihomemalgumparachefe do meupovo de Israel.
10Assim, o SENHORcumpriu a palavraquetinhadito, pois me levantei em lugar de Davi, meupai, e me assentei no trono de Israel, como o SENHORhaviaprometido, e edifiquei o templo ao nome do SENHOR, o Deus de Israel.
13PorqueSalomãotinhafeitoumaplataforma de bronze, de doismetros e vinte de comprimento, doismetros e vinte de largura e um metro e trinta de altura, quetinhacolocado no meio do pátio. Ele se pôs em pé sobreela. Depois, ajoelhou-se na presença de toda a congregação de Israel, estendeu as mãospara o céu14 e disse: — Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deuscomo tu, noscéus e na terra! Tu guardas a aliança e a misericórdiaaosteusservosque de todo o coraçãoandamdiante de ti.
16Agora, pois, ó SENHOR, Deus de Israel, cumpre a outrapromessaquefizeste a teuservoDavi, meupai, quandodeclaraste, dizendo: “Nuncalhefaltarásucessordiante de mim, que se assente no trono de Israel, contantoque os seusfilhosguardem o seucaminho, paraandarem na leicomovocêandou.”
18 — Masseráque, de fato, Deuspoderiahabitarcom os homens na terra? Eisque os céus e até o céudoscéusnão te podemconter, muitomenosestetemploque eu edifiquei.
20Que os teusolhosestejamabertosdia e noitesobreestetemplo, sobreestelugar, do qualdissesteque o teunomeestariaali, paraouvires a oraçãoque o teuservofizernestelugar.
22 — Se alguémpecarcontra o seupróximo, e lheforexigidoquejure, e elevierjurardiante do teualtar, nestetemplo,23ouve tu desde os céus, age e julga os teusservos, dando a paga ao ímpio, fazendocomquepagueporseusatos, e justificando o justo, paralheretribuíressegundo a suajustiça.
24 — Quando o teupovo de Israelforderrotadopor um inimigoporterpecadocontra ti, e se converter, confessar o teunome, orar e suplicardiante de ti nestetemplo,25ouve tu desde os céus, perdoa o pecado do teupovo de Israel e faze-o voltar à terraquedeste a eles e aosseuspais.
26 — Quando o céu se fechar e nãohouverchuva, porter o povopecadocontra ti, e eleorarnestelugar, confessar o teunome e se converterdosseuspecados, depois de o haverescastigado,27ouve tu noscéus, perdoa o pecado de teusservos e do teupovo de Israel, ensinando-lhes o bomcaminho em quedevemandar, e enviachuvasobreestatuaterra, quedeste em herança ao teupovo.
28 — Quandohouverfome na terra ou peste, quandohouvercrestamento ou ferrugem, gafanhotos e larvas, quandoinimigoscercarem as cidades do país ou houveralgumapraga ou doença,29todaoração e súplicaquequalquerhomem ou todo o teupovo de Israelfizer, conhecendocada um a suaprópriaferida e a suador, e estendendo as mãos na direçãodestetemplo,30ouve tu desde os céus, lugar da tuahabitação, perdoa e dá a cada um segundotodos os seuscaminhos, vistoquelheconheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coraçãodosfilhosdoshomens;31paraque te temam e andemnosteuscaminhostodos os diasqueviverem na terraquedesteaosnossospais.
32 — Também ao estrangeiro, quenãofor do teupovo de Israel, porémvier de umaterradistante, poramor do teugrandenome e porcausa da tuamãopoderosa e do teubraçoestendido, e orar, voltadoparaestetemplo,33ouve tu desde os céus, do lugar da tuahabitação, e fazetudo o que o estrangeiro te pedir, a fim de quetodos os povos da terraconheçam o teunome, para te temeremcomo o teupovo de Israel e parasaberemqueestetemplo, que eu edifiquei, é chamadopeloteunome.
34 — Quando o teupovosair à guerracontra o seuinimigo, pelocaminhoporonde os enviares, e orarem a ti, voltadosparaestacidade, que tu escolheste, e para o temploqueedifiquei ao teunome,35ouve tu desde os céus a suaoração e a suasúplica e faze-lhesjustiça.
36Quandopecaremcontra ti — poisnão há homemquenãopeque —, e tu te indignarescontraeles e os entregares às mãos do inimigo, a fim de que os levecativos a umaterra, longe ou pertodaqui;37 e se, na terraaondeforemlevadoscativos, caírem em si e se converterem, e, na terra do seucativeiro, te suplicarem, dizendo: “Pecamos, procedemosmal e cometemosiniquidade”;38 e se eles se converterem a ti de todo o seucoração e de toda a suaalma, na terra do seucativeiro, paraondeforamlevadoscativos, e orarem, voltadospara a suaterra, quedesteaosseuspais, paraestacidadequeescolheste e para o temploqueedifiquei ao teunome,39ouve tu desde os céus, do lugar da tuahabitação, a suaprece e a suasúplica e faze-lhesjustiça; perdoa o teupovoquehouverpecadocontra ti.
41 E agora, SENHORDeus, levanta-te e entrapara o teurepouso, tu e a arca do teupoder. Que os teussacerdotes, ó SENHORDeus, se revistam de salvação, e os teussantos se alegremcom o bem.
Nenhum comentário ainda.