4 E Salomãodisse: Benditoseja o SENHOR, Deus de Israel, quecumpriupelassuasmãos o quefalouporsuaboca a meupaiDavi, dizendo:5Desde o dia em quetirei o meupovo da terra do Egito, nãoescolhicidadealguma, de todas as tribos de Israel, paranelaedificar um templopara o meunome, nemescolhihomemalgumparaserlíder do meupovoIsrael;6masescolhiJerusalémparaque o meunomepermanecesseali e escolhiDaviparagovernarsobre o meupovoIsrael.
10Assim, o SENHORcumpriu o quehaviaprometido; porque eu me levantei em lugar de meupaiDavi, e me assentei no trono de Israel, como o SENHORhaviaprometido, e edifiquei um templo ao nome do SENHOR, Deus de Israel.
12DepoisSalomãopôs-se diante do altar do SENHOR, em frente de toda a comunidade de Israel, e estendeu as mãos,13poisSalomãotinhafeitoumaplataforma de bronze, de cincocôvados de comprimento, cinco de largura e três de altura, a qualtinhaposto no meio do pátio. Elesubiu na plataforma e ficou de joelhosdiante de toda a comunidade de Israel e, estendendo as mãospara o céu,14disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deussemelhante a ti nem no céunem na terra, queguardas a aliança e a bondadeparacom os teusservosqueandamdiante de ti de todo o coração;15quecumpriste o queprometeste ao teuservoDavi, meupai; sim, a tuamãocumpriu o quetuabocadeclarou, como se vê nestedia.
16SENHOR, Deus de Israel, cumpreagora o queprometeste ao teuservoDavi, meupai: Nunca te faltarádiante de mimsucessorque se assente no trono de Israel, contantoqueteussucessoresguardem o seucaminhoparaandarem na minhalei, como tu andastediante de mim.
19Porématende à oração e à súplica do teuservo, paraouvires o clamor e a oraçãoqueteuservofazdiante de ti, ó SENHOR, meuDeus;20queteusolhosestejamatentosdia e noiteparaestetemplo, paraestelugarondedissestequeporias o teunome; paraouvires a oraçãoqueteuservofizervoltadoparaestelugar.
22 Se alguémpecarcontraseupróximo, e lheforexigidoquejure, e elevierjurardiante do teualtar, nestetemplo,23ouveentão do céu, age e julga os teusservos. Condena o culpado, fazendorecair o seuprocedimentosobre a suacabeça, e inocenta o justo, retribuindo-lhesegundo a suajustiça.
24Quando o teupovo, Israel, forderrotadodiante do inimigo, porterpecadocontra ti, e elesvoltarempara ti e confessarem o teunome, e orarem e fizeremsúplicas a ti nestetemplo,25ouveentão do céu, e perdoa os pecados do teupovoIsrael, e torna a trazê-lo à terraquedeste a seuspais.
26Quando o céu se fechar e nãohouverchuva, porcausa do pecadocontra ti, e elesorarem, voltadosparaestelugar, e confessarem o teunome, e se converteremdosseuspecados, quando tu os afligires,27ouveentão do céu e perdoa o pecadodosteusservos e do teupovo, Israel, ensinando-lhes o bomcaminho em quedevemandar; e enviachuvasobre a tuaterra, quedeste ao teupovoporherança.
28 Se houverfome ou praga na terra, se houverseca ou ferrugem, gafanhotos ou lagarta; se o seuinimigo os cercarnassuascidades; sejaqualfor a praga ou doençaquehouver;29todaoração e todasúplicaquequalquerindivíduo ou todo o teupovoIsraelfizer, conhecendocada um a suapraga e a suador, e estendendo as suasmãosparaestetemplo,30ouveentão do céu, lugar da tuahabitação, perdoa, retribuindo a cada um conformetodo o seuprocedimento, segundovires no coração. Só tu conheces o coraçãodosfilhosdoshomens.
32Tambémquando o estrangeiro, quenãopertence ao teupovoIsrael, vier de terrasremotasporamor do teugrandenome, da tuamãopoderosa e do teubraçoestendido; sim, quandovier e orarnestetemplo,33ouve do céu, lugar da tuahabitação, e fazeconformetudo o que o estrangeiroclamar a ti, a fim de quetodos os povos da terraconheçam o teunome e te temamcomo o teupovoIsrael, e saibamqueestetemploqueedifiquei é chamadopeloteunome.
34Quando o teupovosair à guerracontra os seusinimigos, sejaqualfor o caminhopeloqual o enviares, e orar a ti voltadoparaestacidadequeescolheste e para o temploqueedifiquei ao teunome,35ouveentão do céu a suaoração e a suasúplica, e defende a suacausa.
36Quandopecaremcontra ti, poisnão há homemquenãopeque, e tu te indignarescontraeles e os entregares ao inimigo, de modoque os levem em cativeiroparaalgumaterra, longínqua ou próxima;37 se caírem em si na terraparaondeforemlevados em cativeiro, e se converterem, e te suplicarem na terra do seucativeiro, dizendo: Pecamos, nosdesviamos e agimoscommaldade;38 se voltarem a ti de todo o coração e de toda a alma, na terra do seucativeiro, a que os tenhamlevadocativos, e oraremvoltadospara a suaterra, quedeste a seuspais, para a cidadequeescolheste e para o temploqueedifiquei ao teunome,39ouveentão do céu, lugar da tuahabitação, a suaoração e as suassúplicas, defende a suacausa e perdoa o teupovoquetiverpecadocontra ti.
41SENHORDeus, levanta-te agora e vempara o lugar do teurepouso, tu e a arca da tuafortaleza; que os teussacerdotessejamvestidos de salvação, e os teussantos se alegrem na tuabondade, ó SENHORDeus.
Nenhum comentário ainda.