3 A ira do SENHORhaviasidoprovocada em Jerusalém e em Judá de talformaqueeletevequetirá-los da suapresença. Zedequias se rebeloucontra o rei da Babilônia.
4Então, no nonoano do reinado de Zedequias, no décimomês, Nabucodonosor, rei da Babilônia, marchoucontraJerusalémcomtodo o seuexército. Acamparamfora da cidade e construíramtorres de assalto ao redordela.
7Então o muro da cidadefoirompido. O rei e todos os soldadosfugiram e saíram da cidade, à noite, na direção do jardimreal, pelaportaentre os doismuros, embora os babilôniosestivessemcercando a cidade. Foram à Arabá ,8mas os babilôniosperseguiram o reiZedequias e o alcançaram na planície de Jericó. Todos os seussoldados se separaramdele e se dispersaram,9 e elefoicapturado. Elefoilevado ao rei da Babilônia em Ribla, na terra de Hamate, que o sentenciou.
12 No décimodia do quintomês, no décimononoano de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, comandante da guardaimperial, queservia o rei da Babilônia, veio a Jerusalém.
15Nebuzaradãdeportoupara a Babilôniaalgunsdosmaispobres e o povoquerestou na cidade, juntamentecom o restantedosartesãos e aquelesquetinham se rendido ao rei da Babilônia.
17 Os babilôniosdespedaçaram as colunas de bronze, os estradosmóveis e o mar de bronzequeficavam no templo do SENHOR e levaramtodo o bronzepara a Babilônia.
19 O comandante da guardaimperiallevouembora as pias, os incensários, as bacias de aspersão, as panelas, os candeeiros, as tigelas e as baciasusadaspara as ofertasderramadas, tudoqueerafeito de ouropuro ou de prata.
20 O bronzetiradodasduascolunas, o mar e os dozetouros de bronzedebaixodele, e os estradosmóveis, que o reiSalomãofizerapara o templo do SENHOR, erammais do que se podiapesar.
21Cadaumadascolunastinhaoitometros e dezcentímetros de altura e cincometros e quarentacentímetros de circunferência ; cadaumatinhaquatrodedos de espessura e eraoca.
22 O capitel de bronze no alto de umacolunatinhadoismetros e vinte e cincocentímetros de altura e eraornamentadocomumapeçaentrelaçada e romãs de bronze em volta, tudo de bronze. A outracoluna, comsuasromãs, eraigual.
25Dosqueaindaestavam na cidade, tomou o oficialencarregadodoshomens de combate e seteconselheirosreais. Tambémtomou o secretário, queera o oficialmaiorencarregado do alistamento do povo da terra, e sessenta de seushomensqueforamencontrados na cidade.
28Este é o númerodosqueNebuzaradãlevoupara o exílio: No sétimoano, 3.023 judeus;29 no décimooitavoano de Nabucodonosor, 832 de Jerusalém;30 em seuvigésimoterceiroano, 745 judeuslevados ao exíliopelocomandante da guardaimperial, Nebuzaradã. Foram ao todo 4.600 judeus.
31 No trigésimosétimoano do exílio do reiJoaquim de Judá, no ano em queEvil-Merodaquetornou-se rei de Babilônia, elelibertouJoaquim, rei de Judá, da prisão no vigésimoquintodia do décimosegundomês.
Nenhum comentário ainda.