1Zedequiastinhavinte e um anos de idadequandocomeçou a reinar, e elereinouonzeanos em Jerusalém. E o nome de suamãeeraHamutal, filha de Jeremias, de Libna.
3Porquanto, porcausa da ira do Senhor, istoaconteceu em Jerusalém e em Judá, atéele os terexpelido de suapresença, e Zedequiasrebelou-se contra o rei de Babilônia.
4 E, aconteceuque, no nonoano de seureinado, no décimomês, no décimodia do mês, veioNabucodonosor, rei de Babilônia, veio, ele e todoseuexército, contraJerusalém, e acamparam- se contraela, e edificaramfortificaçõescontraela ao redor.
7Então a cidadefoiquebrada, e todos os homens de guerrafugiram, e saíram da cidade à noitepelocaminho do portãoentre os doismuros, queestavapróximo ao jardim do rei (agora os caldeusestavampróximos a cidade, portodo o lado) e elesforampelocaminho da planície.
11Entãoelearrancou os olhos de Zedequias. E o rei de Babilônia o amarrou em correntes, e o levouparaBabilônia, e o colocou na prisãoaté o dia da suamorte.
12Ora, no quintomês, no décimodia do mês, quefoi o décimononoano de Nabucodonosor, rei de Babilônia, Nebuzaradã, capitão da guarda, queserviu o rei de Babilônia, veioatéJerusalém.
15Então, Nebuzaradã, o capitão da guarda, levoucativosalgunspobresdentre o povo, e o restante do povoqueficou na cidade, e aquelesquedesertaram, quedesertarampara o rei de Babilônia, e o restante da multidão.
17Também as colunas de bronzequeestavam na casa do Senhor, e as bases, e o mar de bronzequeestava na casa do Senhor, os caldeusquebraram, e levaramtodo o bronzeparaBabilônia.
19 E o capitão da guardatomou as bacias, e os braseiros, e as tigelas, e os caldeirões, e os castiçais, e as colheres, e as taças. Aquiloqueera de ouro, em ouro, e aquiloqueera de prata, em prata.
20 As duascolunas, um mar, e dozebois de bronzequeestavamsob as bases, os quais o reiSalomãotinhafeito na casa do Senhor. O bronze de todosestesvasosera de pesoincalculável.
21 E, comrelação às colunas, a altura de umacolunaeradezoitocúbitos. E umatira de dozecúbitos a circundava. E a espessuradestaeraquatrodedos, estaeraoca.
22 E um capitel de bronzeestavasobreela, e a altura de um capiteleracincocúbitos, comrede e romãssobre os capitéis ao redor, tudo de bronze. Semelhante a estaera a segundacoluna, e as romãs.
25Elelevoutambém da cidade um eunuco, quetinha a responsabilidadesobre os homens de guerra, e setedaqueleshomensqueerampróximos à pessoa do rei, queforamencontrados na cidade, e o escribamaisimportante do exército, queconvocava o povo da terra, e sessentahomens do povo da terra, queforamencontrados no meio da cidade.
30 No vigésimoterceiroano de Nabucodonosor, Nebuzaradã, o capitão da guarda, levoucativosdosjudeussetecentas e quarenta e cincopessoas. Todas as pessoasforamquatromil e seiscentas.
31 E, istoaconteceu no trigésimosétimoano do cativeiro de Jeoaquim, rei de Judá, no duodécimomês, no vigésimoquintodia do mês, queEvil-Merodaque, rei de Babilônia, no primeiroano de seureinado, levantou a cabeça de Jeoaquim, rei de Judá, e o trouxeparafora da prisão.
Nenhum comentário ainda.